Topo

Saque funciona, Bellucci volta a vencer em quadra dura e pega gigante polonês em Moscou

Após três derrotas em estreias, Bellucci busca vaga na semifinal em Moscou nesta sexta - AFP PHOTO THOMAS KIENZLE
Após três derrotas em estreias, Bellucci busca vaga na semifinal em Moscou nesta sexta Imagem: AFP PHOTO THOMAS KIENZLE

Do UOL, em São Paulo

18/10/2012 10h44

O brasileiro Thomaz Bellucci espantou a má fase em quadras duras nesta quinta-feira e voltou a vencer após quatro derrotas no piso. Cabeça-de-chave 4 do ATP 250 de Moscou, Bellucci confirmou o favoritismo e, em um bom dia com o serviço, passou pelo italiano Flavio Cipolla, número 85º, com parciais de 6/4 e 6/1.

Como saiu adiantado na chave, Bellucci, 41º do ranking mundial, já está nas quartas de final. Nesta sexta, ele volta à quadra para enfrentar o “gigante” polonês Jerzy Janowicz, pela primeira vez no circuito. O atual número 74 da ATP, de 2,03 m de altura, surpreendeu o argentino Carlos Berlocq, cabeça de chave 7, com parciais de 6/3 e 6/4.

O jogo começou com dois games de serviço confirmados rapidamente, até Bellucci criar chances de quebra. No terceiro game, o italiano salvou seis break points antes do brasileiro finalmente conseguir quebrar seu saque. No game seguinte, foi a vez de Bellucci salvar dois break points para, então, abrir 3/1, quando a partida já chegava a 30 minutos de duração.

A partir daí, os games de serviço foram confirmados sem dificuldades até o nono game, quando Cipolla precisou salvar dois set points em seu saque. Na sequência, o brasileiro contou com um ace para fechar o set por 6/4, após 1h. Na parcial, Bellucci venceu 68% dos pontos com o serviço contra 57% do italiano.

A desvantagem no placar pareceu abalar Cipolla, que no game inicial do segundo set perdeu o saque de zero. Bellucci seguiu firme no serviço e, também com um game de zero, chegou a 12 pontos seguidos no jogo, abrindo 2/0. Sem esboçar reação, Cipolla cometeu uma dupla falta para ter o serviço quebrado novamente no terceiro game.

Com 3/0 de vantagem, Bellucci oscilou no quarto game e o italiano devolveu uma das quebras. Porém, o brasileiro voltou incomodar o saque de Cipolla no quinto game, fez 4/1 e não permitiu mais reação, ainda conseguindo outra quebra para marcar 6/1.