Topo

Bellucci mostra paciência, controla saque de rival e quebra jejum de três anos com semifinal

Bellucci faz segunda semi da carreira em quadra dura e pega Ivo Karlovic neste sábado - AFP PHOTO / YURI KADOBNOV
Bellucci faz segunda semi da carreira em quadra dura e pega Ivo Karlovic neste sábado Imagem: AFP PHOTO / YURI KADOBNOV

Do UOL, em São Paulo

19/10/2012 14h54

O brasileiro Thomaz Bellucci esteve perto de uma vitória tranquila nesta sexta-feira e chegou a vacilar na hora de fechar o jogo, mas confirmou o favoritismo para avançar à semifinal do ATP 250 de Moscou. Mostrando regularidade e paciência, Bellucci, número 41 do mundo, conseguiu controlar o potente saque do polonês Jerzy Janowicz, de 2,03 m de altura, e marcou parciais de 6/4 e 7/6(7-3) após 1h46. Esta será a segunda semifinal de Bellucci em um ATP jogado em quadra dura, quebrando um jejum de três anos, desde o torneio de Estocolmo, em 2009.

Após a partida, Belucci reconheceu a qualidade de saque do adversário e a queda de qualidade da partida no segundo set.

"O Janowicz sacou muito bem, então tive que ficar muito atento a todas as oportunidades que tive para quebrá-lo. No segundo set, na hora de fechar, acabei ficando um pouco nervoso, mas consegui manter a cabeça no lugar e voltar a jogar mais solto no tiebreak", disse.

Em busca de final inédita fora do saibro, Bellucci vai enfrentar outro grande sacador neste sábado, o croata Ivo Karlovic. O atual número 130 do mundo, de 2,08 m de altura, fez 23 aces nesta sexta-feira na vitória por 7/6(7-4) e 6/3 contra o francês Edouard Roger-Vasselin. O retrospecto é negativo para Bellucci, que em 2008 perdeu para Karlovic no Masters 1000 de Cincinnati e na repescagem da Copa Davis, ambos em quadra dura.

O primeiro game deu uma impressão de como seria o jogo. Com muita força no saque, Janowicz venceu de zero, sem muitas trocas de bola. Bellucci também confirmou seu game de serviço com tranquilidade e deixou claro a tática que adotaria. Tentando alongar os pontos e explorando bolas altas no backhand do polonês, o paulista conseguiu a primeira quebra e fez 2/1.

Com muitos erros do fundo da quadra, Janowicz começou a tentar deixadinhas e definir os pontos na rede e chegou a ter um break point, mas Bellucci manteve o saque no quarto game. Com três aces, o brasileiro seguiu com vantagem ao fazer 4/2 e não conseguia incomodar o potente saque do polonês para tentar outra quebra. Ao sacar para fechar o set, Bellucci contou com erros não forçados e irritação do polonês para sair de 0/30 e marcar 6/4, após 43 minutos.

Os dois jogadores diminuíram o ritmo no serviço no início do segundo set e precisaram escapar de situações difíceis nos games de saque. Depois de salvar um break point, Bellucci fez 2/2 com o primeiro ace da parcial enquanto Janowicz começava a deixar visível sua impaciência com as chances desperdiçadas e os erros não forçados.

No sétimo game veio a primeira quebra do set, em sequência de erros do polonês. Depois de salvar um break point com um saque no corpo do brasileiro, Janowicz perdeu seu serviço ao errar um forehand na rede. Quando a partida parecia caminhar para um duplo 6/4 do brasileiro, o polonês passou a colocar a bola na quadra e Bellucci perdeu o serviço quando ao sacar para o jogo, em 5/4. Sem mais quebras, a decisão foi para o tie-break.

O brasileiro começou o game decisivo abrindo 2/0, permitiu reação de Janowicz, mas voltou a pressionar o rival com bolas fundas para fazer 3/2. Após abrir 5/2, Bellucci contou com um erro do polonês de forehand na rede e depois aproveitou o segundo match point para fazer 7/3 no tie-break, com um voleio de forehand.