Topo

Guga faz a festa da torcida e vence Lapentti em "estreia" da filha como torcedora

A filha Maria Augusta ganhou atenção redobrada de Gustavo Kuerten em SC - Reprodução/SporTV
A filha Maria Augusta ganhou atenção redobrada de Gustavo Kuerten em SC Imagem: Reprodução/SporTV

Do UOL, em São Paulo

20/10/2012 22h45

O ex-número 1 do mundo Gustavo Kuerten voltou ao saibro neste sábado, mas em clima de descontração. Pela Semana Guga Kuerten, evento que o catarinense promove anualmente em Santa Catarina, ele encarou em uma exibição o equatoriano Nicolas Lapentti e, com a categoria dos velhos tempos, venceu a partida em dois sets. O rival vendeu caro o segundo set, que foi para o tie-break, mas acabou derrotado: 6-2 e 7-6 (7-5).

Um detalhe em especial marcou o veterano, que teve a filha Maria Augusta pela primeira vez assistindo ao pai ao vivo.

“Foi um privilégio ter minha filha na arquibancada pela primeira vez. Tive que fazer a performance da minha vida”, brincou o ex-tenista, que terá uma exibição contra Novak Djokovic em novembro, no Rio. “Serviu bem este jogo, porque tenho o Djokovic pela frente. Então é um grande passo que avancei.”

É o quarto desafio realizado pelo tricampeão de Roland Garros, que nos anos anteriores venceu, respectivamente, Sergi Bruguera, Yevgney Kafelnikov e, mais recentemente, Carlos Moya.

Guga e Lapentti se enfrentaram diversas vezes durante suas carreira. Pela ATP, foram seis partidas no circuito, com 4 vitórias do brasileiro e duas do equatoriano.

Neste sábado, na cidade de São José - próxima à capital catarinense Florianópolis -, um Guga sorridente entrou em quadra e teve poucas dificuldades para se impor. Lapentti, de 36 anos, está aposentado desde 2009 e errou mais do que o brasileiro, ficando sempre atrás no placar.

Por ser apenas uma exibição, a seriedade da disputa foi trocada por algumas brincadeiras. Mas, como qualquer atleta, a competitividade não foi deixada de lado, e Guga até foi certas vezes checar as marcas de bola, para conferir a marcação da arbitragem. Por outro lado, o manezinho da ilha até parou em intervalos de ponto para perguntar se sua mulher e o filho pequeno, que estavam na arquibancada, estavam curtindo o show.

Lapentti só endureceu o jogo no segundo set, quando buscou uma quebra de saque e não vendeu fácil a derrota. Levou a parcial para o tie-break, mas acabou derrotado pelo brasileiro.

Cerca de 3 mil pessoas presenciaram o evento, além de crianças que são ajudadas pelo Núcleo Campeões da Vida do Instituto Guga Kuerten.