Topo

Berdych bate Tsonga em final apertada em Estocolmo; Del Potro supera zebra em Viena

Tomas Berdych rebate a bola durante a final do torneio de Estocolmo - REUTERS/Soren Andersson/Scanpix
Tomas Berdych rebate a bola durante a final do torneio de Estocolmo Imagem: REUTERS/Soren Andersson/Scanpix

Do UOL, em São Paulo

21/10/2012 14h09

O tenista tcheco Tomas Berdych conquistou o título do torneio de Estocolmo, na Suécia, neste domingo. Ele bateu o francês Jo-Wilfried Tsonga, em uma partida apertada, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 6/4.

A partida ficou marcada por longos games e por várias oportunidades de quebras de serviço. Berdych salvou sete em nove chances que Tsonga teve. Já o francês salvou o mesmo número de vezes, mas perdeu o último e decisivo game do terceiro set enquanto estava no saque. A partida teve 2h28min de duração.

Nesse mesmo game, Berdych teve que ser paciente, e apenas na terceira chance de quebra conseguiu o título, após uma dupla-falta de Tsonga. Como curiosidade, ambos ganharam exatamente o mesmo número de pontos na partida: 95.

É o oitavo título na carreira do tcheco, o segundo em 2012. Berdych está em 6° no ranking de entrada, e é seguido pelo próprio Tsonga, 7°.

No ATP 250 de Viena, na Áustria, o argentino Juan Martín Del Potro até sofreu no primeiro set, mas não deu chances para a zebra eslovena Grega Zemlja, e conquistou o torneio com parciais de 7/5 e 6/3. É o 13° título de ATP do argentino, atual número 8 do mundo, e o terceiro na temporada: venceu em Marselha, na França, e em Estoril, em Portugal.

Com o título em Viena, Del Potro supera a campanha no mesmo torneio em 2011, quando ficou com o vice, e aumenta suas chances de disputar o Finals de Londres. Já Zemlja disputou sua primeira final de ATP na carreira. Na semifinal, venceu o cabeça-de-chave número 2 do torneio, Janko Tipsarevic, da Sérvia, no que já é considerado o melhor resultado de sua carreira.

A partida teve tensão durante o primeiro set. Zemlja chegou a abrir 4/2, mas permitiu que Del Potro quebrasse seu saque para empatar em 4/4, e depois foi quebrado novamente quando o argentino fez 6/5, antes de fechar o set em 7/5.

Na segunda parcial, Del Potro manteve-se sempre a frente, e com 10 aces e 82% de aproveitamento em pontos no primeiro saque, fechou a partida em 6/3, para levar a taça austríaca.