Topo

Em seu 'quintal', Federer sua contra alemão mas vence estreia na busca pelo hexa

Roger Federer saca na estreia no ATP 500 da Basileia, contra Benjamin Becker - EFE
Roger Federer saca na estreia no ATP 500 da Basileia, contra Benjamin Becker Imagem: EFE

Do UOL, em São Paulo

22/10/2012 16h11

Jogar na Basileia é como jogar no quintal de casa para Roger Federer. Nesta segunda-feira, o número 1 do mundo iniciou mais uma campanha no torneio suíço, um ATP 500, e avançou. Na estreia, o rival foi o 82º do ranking Benjamin Becker e, apesar de o alemão dar trabalho, não foi o suficiente. Federer pôde “quebrar o gelo” da primeira partida e venceu em dois sets: 7-5 e 6-3.

COMPETIÇÃO DIFERENTE NA ESPANHA

  • Tenistas promovem torneio com concurso de saque mais longo, e López vence com 65 m

Federer tem uma história especial com o torneio da Basileia, que representa sua casa no circuito profissional. Quando jovem, o suíço foi pegador de bolinhas do torneio. Já como um tenista de grande porte, foi campeão pela primeira vez em 2006 e repetiu o feito em 2007, 2008, 2010 e 2011.

A partida teve um início equilibrado, com games longos e dificuldade de ambos os tenistas vencerem em seus saques. Com quatro duplas faltas na primeira parcial, Becker não encontrou regularidade e teve oito break points cedidos, mas conseguiu manter o serviço. Pelo menos até o fim da parcial, quando Federer foi certeiro para fazer 7-5.

O bom desempenho nos aces de Federer manteve o suíço garantindo seus saques com tranquilidade, mas a dificuldade de quebrar o alemão persistiu. Becker mostrou força no quinto game e conseguiu confirmar seu primeiro break point no jogo, liderando com 3-2.

Mas Federer não se permitiu dar outras brechas. O líder do ranking voltou ao jogo e rapidamente se colocou à frente novamente. Com dois games vencidos de zero, ele empatou e virou o jogo, conseguindo uma quebra no oitavo game e sacando para fechar.