Topo

Ferrer bate Tsonga e frustra torcida de Paris em dia marcado por zebras

David Ferrer dispara forehand contra Jo-Wilfried Tsonga durante quartas em Paris - Lionel Bonaventure/AFP
David Ferrer dispara forehand contra Jo-Wilfried Tsonga durante quartas em Paris Imagem: Lionel Bonaventure/AFP

Do UOL, em São Paulo

02/11/2012 18h01

O dia começou animado para a torcida que marcou presença no Masters 1000 de Paris, com a surpreendente vitória do local Gilles Simon sobre Tomas Berdych. Mas nem tudo foi festa para o público francês. No jogo mais esperado do dia, o número 1 do país, Jo-Wilfried Tsonga, acabou eliminado pelo espanhol David Ferrer nas quartas e final por 2 sets a 0 e parciais de 6-2 e 7-5.

A partida opôs os dois tenistas com melhor ranking entre os que sobreviveram à chave do Masters 1000 de Paris, marcada por zebras desde a eliminação precoce de Novak Djokovic logo em sua estreia. Depois do sérvio, também caíram Andy Murray e Juan Martin Del Potro. Nesta sexta, outros dois top 10 deram adeus: primeiro foi Tomas Berdych, e depois Janko Tipsarevic, que perdeu para o polonês Jerzy Janowicz, maios surpresa do torneio.

No jogo entre Ferrer e Tsonga, no entanto, não havia zebra. Era o duelo entre o espanhol número 5 do mundo e o francês oitavo do ranking. Tsonga animou a torcida francesa com voleios de efeito no começo do jogo, mas Ferrer foi mais consistente no fundo de quadra e conseguiu a primeira quebra no sexto game, após uma sequência de erros do adversário.

Se Tsonga não acertava seu primeiro saque, perdia o controle dos pontos e acabava errando demais. Assim foi quando ele voltou a ter seu serviço quebrado e cedeu o primeiro set a Ferrer, que venceu por 6 a 2. Depois do intervalo, o francês voltou com os mesmos problemas.

Depois de um erro na rede, Tsonga chegou a descontar na raquete e já demonstrava que não teria recursos para superar o “paredão” Ferrer. Até resistiu bem e chegou a final da parcial empatando em 5 a 5. Mas, quando precisava confirmar o serviço para forçar o tie-break, o francês sentiu a pressão e o espanhol aproveitou seus erros para fechar em 7 a 5. 

PRIMEIRA ZEBRA: SIMON ELIMINA BERDYCH


  • Número 6 do mundo, o tcheco Tomas Berdych entrou em quadra para enfrentar o francês Gilles Simon (foto), 20º do ranking. Mais uma zebra estava a caminho. Embalado pela torcida, Simon aproveitou o excesso de erros do adversário e venceu até com certa facilidade, por duplo 6-4.

    Leia mais

SEGUNDA ZEBRA: POLONÊS FAZ MAIS UMA VÍTIMA E REVELA DRAMA

  • Algoz de Andy Murray, o polonês Jerzy Janowicz conseguiu outra façanha em Paris ao eliminar o sérvio Janko Tipsarevic, número 9 do mundo, após abandono do adversário no terceiro set. Depois de chegar à semi de um Masters 1000 pela primeira vez, ele revelou: "Não fui ao Aberto da Austrália porque não tinha dinheiro para jogar o torneio".

    Leia mais

MARCELO MELO SUPERA BRUNO SOARES

  • Depois de perder os quatro duelos anteriores contra o amigo e compatriota Bruno Soares nesta temporada, enfim o mineiro Marcelo Melo conseguiu uma vitória. Ele e o croata Marin Cilic se classificaram para as semifinais do Masters 1000 de Paris ao bater Bruno e o austríaco Alexander Peya de virada, com parciais de 4-6, 6-4 e 10-7, em quase uma hora e meia de jogo.

    Leia mais