Topo

Ferrer vence Tipsarevic, mas ambos "morrem abraçados" nas Finais da ATP; Federer fica em 1º

David Ferrer chegou à sua segunda vitória no ATP Finals, mas foi eliminado - AFP
David Ferrer chegou à sua segunda vitória no ATP Finals, mas foi eliminado Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

10/11/2012 19h37

O sexto dia das Finais da ATP, torneio que encerra a temporada com os oito melhores tenistas do ano, terminou com o duelo entre o espanhol David Ferrer e sérvio Janko Tipsarevic, pelo grupo B. Já eliminados, eles entraram em quadra apenas para cumprir tabela, com o resultado do jogo sendo determinante apenas para ver quem terminaria como líder da chave. Apesar de não terem mais chances de classificação, os tenistas jogaram sério, com Ferrer levando a melhor por 2 sets 1, de virada (parciais de 4/6, 6/3 e 6/1).

Mais cedo, o argentino Juan Martín Del Potro venceu Roger Federer por 2 sets a 1 e roubou a liderança do grupo por algumas horas. Com o triunfo de Ferrer, porém, o sul-americano voltou para a segunda posição, enquanto o suíço terminou em primeiro.

Neste domingo, as Finais da ATP continuam com os jogos das semifinais. Às 11h45 (horário de Brasília), o sérvio Novak Djokovic enfrenta o argentino Juan Martín Del Potro. Mais tarde, às 17h45 (horário de Brasília), o escocês Andy Murray mede forças com o suíço Roger Federer.

O primeiro set teve um Tipsarevic feroz em quadra. O sérvio, que ainda não havia vencido nenhuma parcial nas Finais da ATP, foi com tudo para cima do adversário e quebrou duas vezes seguidas o saque de Ferrer, abrindo 3 a 0. Depois, o espanhol conseguiu até equilibrar, mas a vantagem acabou sendo decisiva para o sérvio, que fechou em 6/4 - contando também com excelente aproveitamento nos pontos em que o primeiro saque entrou (88%), além de cinco aces.

FERRER TIPSAREVIC
 
8Aces6
3Duplas faltas5
27Winners16
27E. não forçados39
7/10Break points4/11
51% Primeiro saque51

A derrota no primeiro set, porém, acordou Ferrer, que engoliu Tipsarevic no restante da partida. Na segunda parcial, o espanhol usou da mesma arma do adversário (um forte primeiro saque, com 88% de aproveitamento quando a bola entrou) para fazer 6/3.

Depois, no set final, seguiu em ritmo forte, aproveitando seus break points para fechar em 6/1 e fechar de forma digna sua participação no torneio.

Mesmo com a derrota mais cedo nesta sexta, Federer terminou na ponta do grupo B. Del Potro se classificou na segunda colocação, à frente de Ferrer nos critérios de desempate.

Com três derrotas, Tipsarevic ficou na lanterna. O sérvio, aliás, foi uma das grandes decepções do torneio, ganhando apenas um set em suas três partidas.

O ATP Finals pode distribuir 1.500 pontos no ranking caso o campeão não perca nenhum jogo - neste caso, apenas Djokovic segue invicto na competição. A premiação distribuída é de US$ 5,5 milhões.