Topo

República Tcheca usa "malandragem" para alterar duplas, vence e está um jogo do título da Davis

O tcheco Tomas Berdych celebra ponto da República Tcheca - Petr David Josek/AP
O tcheco Tomas Berdych celebra ponto da República Tcheca Imagem: Petr David Josek/AP

Do UOL, em São Paulo

17/11/2012 14h31

A República Tcheca virou sobre a Espanha, fez 2 jogos a 1 e agora só precisa de mais uma vitória, nas duas partidas a serem realizadas no domingo, para se sagrar pela segunda vez campeã da Copa Davis de tênis.

Neste sábado, a dupla formada por Tomas Berdych e Radek Stepanek venceu Marcel Granollers e Marc Lopez por 3 sets a 1, parciais de 3/6, 7/5, 7/5 e 6/3 ao contar com grande pressão da sua torcida nas cadeiras da Arena O2 em Praga, assim como ocorreu na sexta.

A República Tcheca ainda fez mistério para o jogo e inscreveu Ivo Minar e Lukas Rosol como representantes.

Mas, com o regulamento prevê que podem atuar outros jogadores que não foram os inscritos para o jogo, a equipe usou desse artifício.

Os tchecos fizeram o mistério ao aventar a possibilidade de poupar Berdych e Stepanek por eles já terem jogado na sexta e terem que atuar também no domingo e assim evitarem o cansaço, já que os dois duplistas espanhois não estão nos confrontos de simples.

Não faria sentido que a dupla não fosse Berdych e Stepanek, já que eles tinham até então a invejável marca de 11 vitórias e apenas uma derrota na Davis. Agora são 12 vitórias.

Os tchecos agora precisam só de uma vitória em um dos duelos de domingo. No primeiro do dia, Berdych encara Ferrer. Depois, Stepanek duela contra Almagro.

Na sexta-feira, cada equipe havia vencido uma partida. David Ferrer deu o primeiro ponto para os espanhóis ao marcar 3 sets a 0 (6-3, 6-4 e 6-4) sobre Stepanek. Depois, Berdych venceu Almagro por 3 sets a 2 (6-3, 3-6, 6-3, 6-7 e 6-3).