Topo

Calor de 40°C faz barata aparecer e tenista sofrer com asma na Austrália; Federer e Murray inovam

Federer inova e lança moda com cadarços cor de rosa na partida contra Davydenko - REUTERS/David Gray
Federer inova e lança moda com cadarços cor de rosa na partida contra Davydenko Imagem: REUTERS/David Gray

Do UOL, em São Paulo

17/01/2013 12h32

O dia foi de suor na Austrália. O forte calor durou todo o dia e, mesmo de noite, a temperatura chegou a 40°C. Estava tão quente que até uma barata apareceu no duelo entre Petra Kvitova e Laura Robson, que fechou o quarto dia de aberto da Austrália.

O animal foi flagrado pelas câmeras “passeando” perto de Petra Kvitova, durante um tempo técnico. Em 2012, uma pegadora de bola foi obrigada a pegar uma barata com a mão quando o inseto invadiu a quadra durante jogo do mesmo Grand Slam.

  • Sofrendo com asma, Kvitova acabou derrotada por Laura Robson

O mesmo duelo trouxe outra curiosidade: Kvitova, atual número 8 do mundo, seria a favorita em um confronto contra Robson, 53° do ranking. Mas a tcheca sofre com asma e, no calor da Austrália, os efeitos se intensificaram. Com problemas para se movimentar em ritmo forte, Kvitova não conseguiu comprovar seu favoritismo.

Com o jogo disputado, o terceiro e decisivo set se tornou uma maratona para Kvitova – durou exatamente 1h34. A cada final de game, a tcheca fazia cara de suplício pelo término da partida. E isso só ocorreu após 20 games, mas de forma negativa para a tcheca: Robson fechou em 11-9 para vencer por 2 sets a 1.

O problema com asma de Kvitova na Austrália é tão forte que ela costuma chegar muito antes ao país para fazer aclimatação, lembrando times brasileiros que viajam para jogos em cidades com altitude elevada mais cedo, para que os jogadores se acostumem com o ar rarefeito.

“Não sei ao certo o que acontece. A umidade aqui atrapalha. Mas nem tanto como em Brisbane”, declarou Kvitova ao jornal The Australian, comparando a sede do Grand Slam, Melbourne, com Brisbane, que recebe um torneio de WTA semanas antes.

FEDERER E MURRAY VENCEM E INOVAM NO VISUAL

Roger Federer e Andy Murray conquistaram vitórias tranquilas na segunda rodada de Aberto da Austrália. Mas o que realmente chamou a atenção do público para com os tenistas top foram as inovações no visual de ambos. Federer entrou em quadra com cadarços rosa em seus tênis pretos, e sua camisa cinza também levava detalhes com a cor. “Estou feliz em usar cores diferentes, essa camisa rosa e o cadarço rosa. Estão vendendo bem, então as pessoas estão gostando”, brincou. Já Murray usou uma camiseta “colada” ao corpo, algo pouco visto no tênis. Se trata de uma inovação da patrocinadora do atleta, que criou o modelo para o britânico usar especialmente no primeiro Grand Slam do ano. O problema foi o calor, que o fez suar bastante e o forçou a trocar a camisa algumas vezes durante a partida.

MELIGENI BRINCA E DIZ QUE FEDERER "NÃO TERIA CHANCE" CONTRA ELE

Agora comentaristas dos canais ESPN, o ex-tenista Fernando Meligeni estava inspirado nas brincadeiras durante a transmissão do Aberto da Austrália nesta manhã (noite na Austrália). Dentre as piadas com os internautas e com o narrador Fernando Nardini, ele falou que Roger Federer “não teria chance” caso tivesse o enfrentado enquanto era profissional. “Quem vai provar o contrário?”, completou, já que a chance desse jogo ocorrer é nula.

APÓS TORÇÃO NO TORNOZELO, SERENA ACERTA RAQUETE NA PRÓPRIA BOCA

  • Serena Williams segue firme como favorita no torneio, mas vai precisar que sua sorte melhore um pouco. Após torcer o tornozelo na partida de estreia, nesta quinta-feira a americana conseguiu a proeza de acertar a própria boca com sua raquete. “Nunca tinha batido assim. Então pensei: ‘não posso ter um dente caindo, seria horrível’”, declarou após a partida contra a espanhola Garbine Muguruza. Ela ficou alguns segundo colocando repetidamente a mão na boca para observar se o machucado estava sangrando. Seu lábio ficou inchado após a batida.

QUINTO DIA DE ABERTO DA AUSTRÁLIA: O QUE ASSISTIR?

Maria Sharapova venceu as duas primeiras partidas no Grand Slam pela chamada “bicicleta”, 6-0 e 6-0. Só que, nesta sexta-feira, sua adversária será Venus Williams. Será que é possível para a russa se manter sem perder games? A missão praticamente impossível é uma das atrações do quinto dia de Aberto da Austrália. No masculino, Novak Djokovic volta a quadra para tentar continuar a luta pelo tetracampeonato (tri consecutivo). O sérvio enfrenta o tcheco Radek Stepanek. Entre os brasileiros, Bruno Soares abre o torneio de duplas-mistas, ao lado de Anabel Medina Garrigues, da Espanha. No US Open de 2012, Soares foi campeão, mas ao lado de Ekaterina Makarova.