Topo

À base de tradicionais gritos, Sharapova atropela Venus, e segue luta pelo título na Austrália

Maria Sharapova abusou de seus gritos na vitória sobre Venus Williams - AFP PHOT /WILLIAM WEST
Maria Sharapova abusou de seus gritos na vitória sobre Venus Williams Imagem: AFP PHOT /WILLIAM WEST

Do UOL, em São Paulo

18/01/2013 07h33

Maria Sharapova segue arrasadora no Aberto da Austrália. Se pela primeira vez em três jogos não conseguiu aplicar uma "bicicleta", ficou perto disso. Com parciais de 6-1 e 6-3, ela atropelou a americana Venus Williams nesta sexta-feira e está nas oitavas de final do primeiro Grand Slam do ano. E a vaga veio em um jogo marcado pela "gritaria" protagonizada pela russa.

A cada bola rebatida, Sharapova dava um de seus tradicionais gritos, que já foram alvo de reclamação de torcida e jogadores desde que ela entrou no circuito profissional. Aparentemente, os "berros" aumentaram a força da russa, que não deu chance alguma a Venus.

A russa se manteve sem perder games no torneio até o sexto do primeiro set, quando finalmente Venus conseguiu confirmar seu saque. Quando Sharapova servia, dificilmente Venus conseguia sequer pontuar. A cara de abatimento da americana ficava nítida a cada ponto perdido.

A segunda parcial começou da mesma maneira. Sharapova venceu os três primeiros games, e liderava por 0-40 o quarto. Venus, então, "acordou", virou o game e diminuiu para 3-1 o set.  Mas foi praticamente apenas isso. Sharapova dominou os games seguintes, abusando das bolas paralelas e colocando Venus para correr pela quadra.

Na primeira chance de fechar, no sétimo game, Sharapova bobeou e, depois de alguns "deuces", foi quebrada pela americana. Na próxima chance, porém, não desperdiçou. Fez 6-3 e agora, aguarda a belga Kirsten Flipkins na próxima fase. Sharapova tenta seu segundo título no primeiro Grand Slam do ano: venceu em 2008.

"Estava muito animada em enfrentar Venus novamente. Ela é uma grande jogadora, então só quis ir para a quadra e atuar bem”, declarou Sharapova após a vitória.

Para Venus, o alvo passa a ser o torneio de duplas, no qual, ao lado da irmã Serena, está na segunda rodada e enfrenta a dupla formada pela russa Vera Dushevina e pela bielorrussa Olga Govortsova.

DJOKOVIC TEM JOGO MAIS DURO, MAS VENCE E ESTÁ NAS OITAVAS

  • Após duas primeiras rodadas muito tranquilas, Novak Djokovic finalmente foi um pouco mais testado no Australian Open. Radek Stepanek fez uma boa apresentação e exigiu concentração do sérvio, mas não conseguiu tirar sets do tricampeão. Djokovic marcou 6/4, 6/3 e 7/5 e espera o norte-americano Sam Querrey ou o suíço Stanislas Wawrinka. O triunfo foi o 300º nas quadras rápidas de Djokovic, que vai às oitavas de final em Melbourne pela sétima vez consecutiva. O número 1 tenta se tornar o primeiro jogador a vencer o torneio três vezes seguidas na Era Aberta e se juntar a Roger Federer e Andre Agassi no grupo dos tetracampeões do Australian Open.