Topo

Dia de Djokovic tem críticas a Lance Armstrong, provocação de rival e vaga nas oitavas

Mesmo "provocado", Djokovic abraçou Radek Stepanek após a partida entre ambos - AP Photo/Dita Alangkara
Mesmo "provocado", Djokovic abraçou Radek Stepanek após a partida entre ambos Imagem: AP Photo/Dita Alangkara

Do UOL, em São Paulo

18/01/2013 13h05

A sexta-feira de Novak Djokovic no Aberto da Austrália foi movimentada. Além de ser o grande destaque da programação da chave masculina no dia, o sérvio ainda “sofreu” com provocação de rival e opinou sobre o caso Lance Armstrong.

Sobre o ciclista americano, que assumiu ter se dopado em todos os sete títulos conquistados na Volta da França, Djokovic foi contundente. “Merece sofrer”, declarou.  "É uma vergonha para o esporte ter um atleta como ele. Enganou o esporte. Enganou muita gente no mundo inteiro com sua carreira, com sua história", criticou.

Já durante sua partida contra Radek Stepanek, na qual garantiu a vaga nas oitavas de final (vitória por 6-4, 6-3 e 7-5), ele só fez cara feia em um lance: no oitavo game do segundo set, com um break-point, Djokovic teve uma bola próxima à rede para matar o game. Praticamente sem chances de defesa, Stepanek resolveu "provocar". O tcheco abandonou o lance, virou de costas e empinou o bumbum, para tentar distrair Djokovic.

Claro que o sérvio acertou o voleio e quebrou o serviço do tcheco. Apesar de adepto de brincadeiras, inclusive durante os jogos, e famoso por seu bom humor, Djokovic não pareceu gostar da provocação de Stepanek.

VEJA A BRINCADEIRA DE STEPANEK COM DJOKOVIC

SHARAPOVA ATROPELA VENUS "AOS GRITOS" E BATE RECORDE

Maria Sharapova segue arrasadora no Aberto da Austrália. Se pela primeira vez em três jogos não conseguiu aplicar uma "bicicleta", ficou perto disso. Com parciais de 6-1 e 6-3, ela atropelou a americana Venus Williams nesta sexta-feira e está nas oitavas de final do primeiro Grand Slam do ano. E a vaga veio em um jogo marcado pela "gritaria" protagonizada pela russa. A cada bola rebatida, Sharapova dava um de seus tradicionais gritos, que já foram alvo de reclamação de torcida e jogadores desde que ela entrou no circuito profissional. Aparentemente, os "berros" aumentaram a força da russa, que não deu chance alguma a Venus. A musa ainda quebrou um recorde: ao alcançar 4-0 no primeiro set, chegou a 28 games vencidos seguidamente desde o começo do torneio, um recorde para um Grand Slam.

ALEMÃ COMEMORA ANIVERSÁRIO COM BOLO EM QUADRA

A bela alemã Angelique Kerber só teve motivos para sorrir nesta sexta-feira em Melbourne. Aniversariante do dia, a tenista comemorou seus 25 anos em grande estilo. Primeiro, garantindo a vaga nas oitavas de final com uma vitória tranquila sobre a americana Madison Keys, por 2 sets a 0, parciais de 6-2 e 7-5. Depois, ela teve uma surpresa: a organização do torneio levou um bolo de chocolate para a tenista, enquanto ela dava a tradicional entrevista do vencedor. Todo o público da quadra central de Melbourne cantou “Parabéns a você”, enquanto Kerber apaga as velinhas. Mais tarde, foi fotografada sorrindo com três bolos. Sem dúvida, um dia inesquecível para a alemã. “Muito feliz por ter vencido no meu aniversário”, declarou.

SEXTO DIA DE COMPETIÇÃO TEM QUATRO BRASILEIROS EM QUADRA

O sábado, para os fãs do tênis brasileiro, é um prato cheio. Nada menos do que quatro jogadores do país entrarão em quadra. A “tristeza” é que pelo menos um será eliminado, já que Thomaz Bellucci e Bruno Soares se encaram nas duplas, pela segunda rodada do torneio. Bellucci joga ao lado do francês Benoit Paire, enquanto Sores forma a dupla favorita no confronto com o austríaco Alexander Peya. Também pelo torneio de duplas masculino, André Sá joga ao lado do britânico Jonathan Marray contra Robin Haase e Igor Sijsling. O último a entrar em quadra é Marcelo Melo, que estreia no torneio de duplas mistas junto à americana Vania King.