Topo

ATP anuncia calendário de 2014 com torneios em São Paulo e no Rio de Janeiro

São Paulo continuará sendo a sede do Aberto do Brasil em 2014 - Marcelo Ferrelli/inovafoto
São Paulo continuará sendo a sede do Aberto do Brasil em 2014 Imagem: Marcelo Ferrelli/inovafoto

Do UOL, em São Paulo

20/01/2013 21h56

A ATP, entidade que comanda o tênis mundial, anunciou neste domingo o calendário de torneios para 2014. Como já era esperado, o Brasil terá, a partir de tal data, dois torneios em seu território. O primeiro e já existente é o Aberto do Brasil, um ATP de nível 250, que acontecerá no início de fevereiro. Em seguida a ele, na quarta semana do mesmo mês, o país sediará um torneio ATP nível 500, no Rio de Janeiro.

A nota emitida pela entidade confirmou também que o piso do torneio no Rio será o saibro, especialidade de Thomaz Bellucci, principal tenista do Brasil na atualidade, e também dos tenistas espanhóis, como Rafael Nadal e David Ferrer.

O torneio do Rio, que conta com o apoio da empresa IMX - do executivo bilionário brasileiro Eike Batista - substituirá o ATP de Memphis no calendário mundial.

Brad Drewett, ex-tenista australiano e agora presidente da ATP, confirmou o Rio de Janeiro como sede da competição e mostrou entusiasmo com o mês de fevereiro, em especial, que receberá vários torneios na América do Sul: "Essas quatro semanas de eventos na América do Sul mostram um desenvolvimento excepcional do esporte. É uma significante oportunidade para o crescimento da região, que se tornou um dos focos principais para nós que procuramos desenvolver o esporte na região", declarou.

O calendário de 2014 ainda contará com outras pequenas mudanças, uma delas é um intervalo de uma semana entre os torneios Masters de Paris e o ATP Finals, que acontecerá em Londres.