Topo

Djokovic atropela e "brinca de médico", e agora aguarda Federer ou Murray para tentar tri

Djokovic fingiu ser médico em partida do torneio de lendas do tênis na Austrália - Michael Dodge/Getty Images
Djokovic fingiu ser médico em partida do torneio de lendas do tênis na Austrália Imagem: Michael Dodge/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/01/2013 13h05

Novak Djokovic passeou. Em apenas 1h29m de jogo, o número um do mundo perdeu apenas 5 games para David Ferrer e se classificou para a final do Aberto da Austrália com uma vitória por 3 sets a 0, parciais de 6-2, 6-2 e 6-1. O caminho para o tricampeonato consecutivo, e seu quarto triunfo no primeiro Grand Slam do ano, parece estar sendo pavimentado, mas dois astros do tênis ainda podem evitar que o sérvio faça história.

A partir das 6h30 (de Brasília) da próxima sexta-feira, a quadra central do complexo de Melbourne recebe a segunda semifinal da chave masculina, entre Roger Federer e Andy Murray. A partida promete ser mais disputada e longa do que o duelo entre Djokovic e Ferrer: Murray tem mais vitórias no confronto direto (10 x 9), mas Federer venceu o último duelo entre ambos, nas Finais da ATP, em novembro de 2012.

Federer e Murray só se enfrentaram uma vez no Aberto da Austrália: em 2010, o suíço bateu o britânico por 3 sets a 0 na decisão. Se não foi uma "revanche" propriamente dita, em 2012 Murray bateu Federer na final olímpica, também por 3 a 0, e levou o ouro em casa.

Roger Federer busca seu quinto título na Austrália, enquanto Murray busca seu primeiro título do primeiro Grand Slam do ano, e o primeiro para o Reino Unido na era aberta do tênis (iniciada em 1968),

Djokovic, na entrevista após seu triunfo, avisou que irá assistir à partida dos dois. "Claro que irei, eu amo tênis", disse. "Amo assistir essas grandes partidas, porque eu sou um fã do esporte, não apenas jogador.

E completou dizendo que espera uma partida longe entre os dois, para que o vencedor chegue cansado para enfrentá-lo. "Claro que espero um jogo longo. Eles são grandes jogadores e será uma grande partida", afirmou.

DEPOIS DE "ATROPELAR" NAS SEMIS, DJOKOVIC VIRA MÉDICO

  • Novak Djokovic, além de ser número um do mundo, também é um “showman”. O sérvio, após “atropelar” David Ferrer em fáceis 3 sets a 0 e se garantir na final do torneio, arranjou tempo para dar seu espetáculo particular. Os ex-jogadores Henry Leconte, Goran Ivanisevic, Pat Cash e Guy Forget disputavam uma partida de duplas pelo torneio de lendas do tênis quando Leconte disse ter sentido uma contusão. Em silêncio, o público esperou a entrada de um médico. Mas quem apareceu, em trajes próprios de um doutor, foi Djokovic, o que arrancou gritos entusiasmados da torcida. O sérvio, então, atendeu Leconte, e chegou a deitá-lo em uma toalha para fazer respiração boca a boca e massagem cardíaca no francês.

AZARENKA POLEMIZA EM SEMIFINAL COM CONTUSÃO EM HORA "SUSPEITA"

Victoria Azarenka venceu a surpresa americana Sloane Stephens nesta quinta-feira e se garantiu na decisão do Aberto da Austrália. Mas o triunfo ficou ofuscado após polêmico tempo técnico pedido pela bielorrussa após o 9° game do segundo set: vencendo por 5-3, ela desperdiçou cinco match-points e acabou com o serviço quebrado. Após o game, ela pediu dois tempos técnicos para atendimento médico, e foi acusada de tentar “esfriar” a adversária. A bielorrussa foi acusada, principalmente pela imprensa americana, de ter tentado “esfriar” Stephens, durante a coletiva de imprensa após o jogo. Jornalistas a acusaram de dar respostas inconclusivas e ambíguas sobre o caso. Azarenka alegou ter sentido que estava com a costela travada, e que isso causava fortes dores no peitoral. Com essa alegação, a arbitragem permitiu que ela fosse atendida por um médico em quadra, atendimento este que durou cerca de 10 minutos. “Eu deveria ter chamado o médico antes. Meu erro foi a hora que pedi”, disse, negando ter feito de propósito após perder o game.

FERRER LAMENTA DERROTA, MAS SE DIZ SATISFEITO COM SEMIFINAIS

David Ferrer perdeu para Djokovic nas semifinais, mas está satisfeito por ter chegado até esta fase. Pelo menos foi o que ele deu a entender após a partida, quando disse preferir perder desta maneira na semifinal do que na primeira rodada. “Não estou contente com meu jogo desta noite, mas melhor agora do que antes”, declarou. “Não tive uma só chance de ganhar hoje, não tenho mais nada a dizer. Ele foi melhor que eu em todos os momentos, em cada pedaço do jogo”, disse. “Nunca perdi dessa maneira, mas foram boas semanas para mim”, finalizou o espanhol.