Topo

Aberto do Brasil evita Nadal no Carnaval e usa espanhol para promover filme "Tainá 3"

Após contusão, Nadal voltou a jogar uma partida oficial nesta semana no Chile - AFP PHOTO/Martin Bernetti
Após contusão, Nadal voltou a jogar uma partida oficial nesta semana no Chile Imagem: AFP PHOTO/Martin Bernetti

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

08/02/2013 06h00

Grande estrela do Aberto do Brasil 2013, que começa no sábado com a etapa qualificatória, o espanhol Rafael Nadal será preservado para a reta final do torneio em São Paulo. O ex-número 1 do mundo fará sua estreia na chave de simples apenas na quinta-feira (14.fev), depois do desfecho do Carnaval. Nesse dia, o ídolo participará de uma ação em quadra para promover o filme nacional "Tainá 3".

Ainda no Carnaval, Nadal aparece na quadra do ginásio do Ibirapuera somente para a estreia na chave de duplas. Nessa disputa o espanhol jogará na noite de terça-feira, em parceria com o argentino David Nalbandián.

Dois dias depois Nadal dá uma força ao cinema brasileiro, após debutar na segunda rodada de simples. Protagonizado pela atriz mirim Wiranu Tembé, "Tainá 3 - A Origem" estreia nos cinemas do país nesta sexta-feira e completa a trilogia sobre a heroína indígena. A ação promocional ocorre no ginásio do Ibirapuera. 

"Ele vai receber um presente da indiazinha, logo depois do jogo de quinta-feira. A menina vai falar em tupi com ele, que não vai entender nada. Um DVD, ou um livro, para divulgar a estreia do filme", afirma Roberto Burigo, diretor do Aberto do Brasil de tênis.

Além da divulgação de "Tainá 3", Nadal também participará durante a semana de uma clínica para jovens brasileiros. A organização diz que a agenda paralela precisa ser a mais concisa possível.  

"Só temos direito a duas ações promocionais com o jogador no ATP Tour. Com o Federer, como era um evento de promoção [em dezembro de 2012], pudemos fazer dez ou mais ações. Na ATP tudo é regulamentado, por ser circuito profissional", explica o executivo da Koch Tavares, organizadora do evento.

A ideia da organização do torneio é ter Nadal em quadra sempre no horário noturno, a partir das 20 h (horário de Brasília). No entanto, a escala depende da conciliação de jogos de simples e duplas, conforme o espanhol e seu parceiro Nalbandián forem avançando nas duas chaves.

Segundo a organização do torneio em São Paulo, apesar da concorrência com o Carnaval nos primeiros dias, a expectativa é que o evento atraia um público entre 40 mil e 45 mil pessoas ao Ibirapuera, contanto todos os dias de partidas.

A edição 2013 do Aberto do Brasil terá a transmissão de BandSports e Sportv. Na TV aberta, a Bandeirantes exibirá a final do torneio, no domingo.