Topo

Bellucci sofre contra compatriota número 234 do mundo, mas avança no Aberto do Brasil

Thomaz Bellucci sofreu, mas venceu o compatriota Guilherme Clezar - Gaspar Nobrega/inovafoto
Thomaz Bellucci sofreu, mas venceu o compatriota Guilherme Clezar Imagem: Gaspar Nobrega/inovafoto

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

12/02/2013 22h13

Número 1 do país, Thomaz Bellucci assegurou nesta terça-feira vaga na segunda rodada do Aberto do Brasil, com vitória sobre o compatriota Guilherme Clezar por 2 sets a 1, parciais de 7-6 (7-4), 5-7 e 7-6 (7-1). Apesar de um começo frio e de um festival de duplas faltas, o paulista encontrou seu jogo aos poucos para eliminar o novato gaúcho de 20 anos, atual 234º da ATP, em mais de duas horas e meia de confronto.

Nas oitavas de final Bellucci terá pela frente o italiano Filippo Volandri, que também nesta terça-feira passou pelo espanhol Daniel Gimeno-Traver por 2 sets a 1.


A partida foi disputada diante de um bom público no ginásio do Ibirapuera, mesmo na noite de terça de Carnaval. A torcida esteve com Bellucci, mas também se entusiasmou com os melhores golpes do azarão do duelo brasileiro.

Logo no primeiro game do jogo, Bellucci cometeu três duplas faltas e teve o serviço quebrado pelo jovem adversário, que havia chegado à chave principal após superar o qualifying. Mas o número 35 do mundo conseguiu descontar a quebra logo em seguida.

Bellucci conseguiu abrir vantagem no set com outra quebra no sexto game. Mas, quando parecia se encaminhar para um desfecho de set tranquilo, o paulista voltou a sofrer com o aproveitamento de saque. Clezar então se saiu bem em pontos longos, voltou a quebrar o favorito e em seguida empatou a disputa.

O 234 do mundo conseguiu levar o set até o tie-break e trouxe parte da torcida para seu lado. Mas então pesou a experiência de Bellucci, fechando a disputa em 7 a 4.

THOMAZ BELLUCCI X GUILHERME CLEZAR

2x1
19
Aces
6
13
Duplas faltas
3
53%
Primeiro serviço
59%
4/6
Break point
3/14

Clezar manteve o ritmo no segundo set e empolgou o público com golpes fortes no fundo de quadra. No 12º game, conseguiu colocar Bellucci sob pressão, com dois break points em seu serviço. E o novato conseguiu empatar o jogo logo na primeira oportunidade.

No terceiro set Bellucci seguiu alternando finalizações brilhantes com erros em bolas fáceis. O favorito chegou a ser vaiado após uma falha de voleio na rede. Mesmo com três chances de quebra no terceiro game, permitiu a reação de Clezar.

Depois de ouvir da plateia o grito de "vibra, Bellucci", o favorito mostrou garra para quebrar o serviço de Clezar no quinto game, um dos mais emocionantes da noite. Mas a vantagem ruiu logo em seguida, com o troco do gaúcho.

Com equilíbrio, a partida foi então decidida no tie-break do terceiro set. Pesou mais uma vez a rodagem de Bellucci, que teve paciência para esperar os erros não-forçados do adversário. O favorito vibrou muito e fechou a parcial em 7 a 1.