Topo

Nadal admite rotina de dor no joelho e diz que não pensa em título no Brasil

Ídolo espanhol passa por período delicado na carreira devido a dores no joelho - Paulo Whitaker/Reuters
Ídolo espanhol passa por período delicado na carreira devido a dores no joelho Imagem: Paulo Whitaker/Reuters

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

12/02/2013 11h29

Grande estrela do Aberto do Brasil de tênis nesta semana em São Paulo, o espanhol Rafael Nadal disse que não pensa em título no torneio. O ex-número 1 do mundo afirmou nesta terça-feira que a passagem pelo país tem como principal finalidade um passo a mais no processo de recuperação física que o afastou do circuito profissional por sete meses.


"Estou contente de estar aqui no Brasil pela segunda vez na minha vida. Estou em um processo de recuperação que segue seu caminho. A semana passada foi positiva [na volta, com vice-campeonato em Viña del Mar]. Necessito mais semanas, dias de partidas e de treinos. Fiquei muitos meses sem competir, é muito complicado pensar em títulos aqui. Tenho que pensar no trabalho diário", declarou Nadal em entrevista coletiva.

"O joelho está muito bem, dizem os médicos. Ainda segue doendo, me limita fisicamente. Mas tenho muita confiança de que vai melhorar. Está melhor que há quatro meses, mas necessito mais tempo e mais confiança", acrescentou o espanhol.

Rafael Nadal estreia na chave de simples do Aberto do Brasil na quinta-feira. Antes disso, na noite desta terça-feira, o ídolo entra em quadra em partida de duplas, ao lado do argentino David Nalbandián. A parceria terá pela frente os espanhóis Pablo Andujar e Guillermo Garcia-Lopez.

O ex-número 1 do mundo voltou às quadras na última semana, depois de um período de inatividade de oito meses, em razão de lesão. Nadal alcançou a decisão do ATP de Viña del Mar, no Chile, mas acabou derrotado pelo argentino Horacio Zeballos. 

Esta será a segunda aparição de Nadal no Aberto do Brasil. Em 2005, ainda como um jovem promissor no circuito profissional, o espanhol ganhou o seu segundo título na ATP. Na oportunidade o torneio ainda era disputado na Costa do Sauipe, litoral baiano.