Topo

Nadal exalta Guga, fala a fãs em português e ganha carinho de tenista local em São Paulo

Nadal sorri durante partida de estreia nas duplas no Aberto do Brasil em São Paulo - Gaspar Nobrega/inovafoto
Nadal sorri durante partida de estreia nas duplas no Aberto do Brasil em São Paulo Imagem: Gaspar Nobrega/inovafoto

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

13/02/2013 06h00

Muito barulho no ginásio do Ibirapuera marcou a primeira aparição de Rafael Nadal no Aberto do Brasil na noite da última terça-feira. O espanhol estreou com vitória na chave de duplas, ao lado do argentino David Nalbandián, e fez a alegria dos fãs com agradecimento em português. Antes de entrar em quadra, o ex-número 1 do mundo ainda ofereceu palavras de reverência ao ídolo local Gustavo Kuerten.

A terça-feira de Nadal começou de manhã com contato com a imprensa brasileira no hotel em que está hospedado. No encontro, o espanhol falou da partida que nunca aconteceu com Guga, outro conhecido especialista em superfície de saibro. Juntos, os dois ídolos possuem dez títulos de Roland Garros [sete do europeu e três do brasileiro já aposentado].


"Infelizmente não pudemos competir nesse nível. Quando eu comecei a despontar no mundo de tênis, o Guga começou a ter muitos problemas físicos. Me encantaria poder jogar contra ele em Roland Garros, em qualquer torneio de saibro, em uma partida em alto nível. O Guga fez coisas muito especiais no mundo do tênis e tem um carisma difícil de igualar", declarou Nadal na última terça-feira.

À noite, no ginásio do Ibirapuera, Nadal entrou em quadra como se fosse um ídolo brasileiro. Além da gritaria das fãs, o rei do saibro certamente observou a fartura de bandeiras da Espanha nas arquibancadas. Algumas faixas em verde e amarelo, adaptadas com o touro espanhol, também tremularam.

A torcida ajudou Nadal e seu parceiro a vencer uma duríssima estreia contra os espanhóis Pablo Andujar e Guillermo Garcia-Lopez, em placar de 2 sets a 1. A vitória veio no fim quando o heptacampeão de Roland Garros foi para o saque no tie-break e virou a desvantagem no marcador.

BAND: NADAL FALA DA VOLTA ÀS QUADRAS E ADMITE QUE AINDA SENTE DORES

No set final, com relógio perto de meia-noite, parte do público resolveu ir embora. Mas quem ficou foi recompensado pelo agradecimento em português de Nadal aos fãs. ?Obrigado?, disse no microfone do mestre de cerimônias.

Na saída de quadra Nadal atendeu pedidos de autógrafo com paciência, mas pediu calma para evitar o tumulto. Uma pequena multidão ainda esperou do lado de fora do ginásio para ver o espanhol deixar o local em uma van de transporte.

Vitoriosa, a dupla de Nadal com Nalbandián volta a atuar em São Paulo nesta quarta-feira. A estreia do ex-número 1 do mundo na chave de simples acontece na noite de quinta, diante do vencedor do confronto entre o espanhol Ruben Ramirez Hidalgo e o brasileiro João Souza.