Topo

Abandono de Nadal frustra público, e Aberto do Brasil termina quarta sob protestos

No segundo torneio da volta ao circuito, Nadal decide dosar tempo de quadra em SP - Silva Junior/Folhapress
No segundo torneio da volta ao circuito, Nadal decide dosar tempo de quadra em SP Imagem: Silva Junior/Folhapress

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

14/02/2013 06h00

A noite de quarta-feira no Aberto do Brasil terminou marcada pelas vaias do público ao anúncio da organização do torneio sobre a desistência do espanhol Rafael Nadal em disputar a chave de duplas. O principal nome do evento tinha partida ao lado do argentino David Nalbandián, mas, horas antes de entrar em quadra, comunicou a desistência para se preservar para a disputa de simples.

A desistência de Nadal foi oficializada durante o confronto em que o argentino Martin Alund derrotou o francês Jeremy Chardy. Por normas da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), qualquer anúncio de cancelamento de partida da programação não deve acontecer no meio de um jogo em andamento.

Por isso, o abandono de Nadal, que havia sido confirmado às 20h40, só chegou ao conhecimento do público perto das 23h, no desfecho do duelo entre Alund e Chardy.

Assim que a organização anunciou a baixa de Nadal, o público que esperara por toda a noite vaiou com intensidade. Muita gente saiu reclamando, citando os valores dos ingressos pagos nesta quarta: R$ 50 para anel inferior e R$ 15, no superior.

Durante a partida de simples que precedia o jogo do ídolo espanhol, um torcedor pediu pressa aos tenistas: "vamos logo que eu quero ver o Nadal". Neste momento, já corria na comunicação boca a boca que o rei do saibro não se apresentaria. 

"É lamentável, só vim hoje porque o ingresso estava mais barato. Era uma chance única de ver o Nadal. Agora não venho mais", declarou o bancário Sergio Oliveira.

No entanto, os fãs de Nadal que se identificaram com camisetas e bonés que remetem ao ídolo foram mais compreensíveis. "Acho que ele está certo, eu faria a mesma coisa. É aceitável", comentou Camila Detomi, com camisa de apoio ao espanhol, enquanto seu pai exibia um boné com autógrafo do tenista.

Nadal e Nalbandián venceram os espanhóis Pablo Andujar e Guillermo Garcia-Lopez na última terça-feira. Já na quarta enfrentariam o argentino Horacio Zeballos e o austríaco Oliver Marach pela segunda rodada.

Depois do abandono na chave de duplas, Nadal finalmente fará sua estreia em simples nesta quinta-feira. O espanhol enfrentará o brasileiro João Souza, o Feijão, às 20h no ginásio do Ibirapuera.

O torneio em São Paulo é o segundo de Nadal depois de um período de sete meses de recuperação de um problema no joelho esquerdo. Na última semana o espanhol ficou com o vice-campeonato de simples e de duplas em Viña del Mar, no Chile.