Topo

Público brasileiro reprova raquetes quebradas e vaia tenistas "nervosinhos"

Nicolas Almagro perdeu a linha na derrota para David Nalbandian no Aberto do Brasil - Gaspar Nobrega/inovafoto
Nicolas Almagro perdeu a linha na derrota para David Nalbandian no Aberto do Brasil Imagem: Gaspar Nobrega/inovafoto

Rafael Krieger

Do UOL, em São Paulo

16/02/2013 06h00

O Aberto do Brasil já teve muitos aplausos para as boas jogadas de Rafael Nadal e companhia. Mas o público também mostrou que gosta de vaiar. Thomaz Bellucci foi a maior vítima, após jogar mal e ser derrotado na segunda rodada. Qualquer tenista que reclame alguma coisa com o juiz também toma vaia. Não é preciso dizer o que acontece com aqueles que ficam nervosos em descontam em suas raquetes.

Um dos melhores jogos da competição, quem diria, terminou com vaias. Não que a torcida tenha ignorado o esforço de David Nalbandian e Nicolas Almagro em três sets na sexta-feira. Acontece que ambos os tenistas desabafaram com uma atitude vista como antidesportiva pela maior parte do público.

Almagro foi o mais "nervosinho". Após o ponto que decretou sua derrota para Nalbandian, o espanhol simplesmente atirou longe a sua raquete. Imediatamente, foi vaiado pela atitude. Mas, na saída da quadra, recebeu o reconhecimento da torcida, que aplaudiu.

Com a cabeça mais fria, Almagro tratou de exaltar a forma do veterano Nalbandian e minimizou as vaias do público, que apoiou o argentino o tempo todo. "Cada um é livre para torcer por quem quiser. O árbitro chegou a chamar a atenção de alguns por falta de respeito, mas duas ou três pessoas não representam as 9 mil", comentou o espanhol tricampeão do torneio.

Se apenas duas ou três pessoas incomodaram Almagro, ele próprio desagradou o ginásio inteiro ao quebrar sua raquete no chão. "Faltou fair play. Tem que saber aceitar a derrota, não tem que ficar nervoso. A torcida estava certa em vaiar", avaliou o torcedor Roque Satriani nas arquibancadas.

"É um mau exemplo para a molecada. Acaba incentivando a violência", concordou o espectador Sergio Higuti. Para Renato Barros, faltou maturidade a Almagro: "Se ele fosse um jogador inexperiente, até poderia acontecer".

A torcedora Sakai Fukuma contou que estava torcendo por Almagro, ao contrário da maioria. Mas não gostou da atitude do espanhol e cornetou: "Acho que ele estava muito confiante, e não esperava que o Nalbandian jogasse tão bem. Ele não se conformou'.

Nalbandian também chegou a atirar sua raquete no chão durante a vitória sobre Almagro, e ficou conhecido por um episódio ainda mais grave de atitude antidesportiva. Na final de Queen's do ano passado, ele chutou uma placa e acabou machucando a perna de um juiz de linha. Foi desclassificado e perdeu todos os pontos do torneio, além da premiação.

O argentino voltará à quadra neste sábado, a partir das 16 horas de Brasília, para enfrentar o italiano Simone Bolelli na semifinal do torneio. Em seguida, Rafael Nadal encara o argentino Martin Alund.