Topo

Berdych vira, encerra busca de Federer por 6° título e encara Djokovic na final em Dubai

Tomas Berdych vibra durante a partida contra Roger Federer pelo torneio de Dubai - REUTERS/Mohammed Salem
Tomas Berdych vibra durante a partida contra Roger Federer pelo torneio de Dubai Imagem: REUTERS/Mohammed Salem

Do UOL, em São Paulo

01/03/2013 14h43

O plano dos organizadores do torneio de Dubai parecia que daria certo: logo depois de Novak Djokovic garantir a vaga na decisão da competição ao bater Juan Martín Del Potro, Roger Federer entrou em quadra e, sem dificuldades, abriu 1 set a 0 sobre Tomas Berdych. Mas parou por aí. O tcheco se recuperou, virou e fechou em 2 sets a 1, parciais de 3-6, 7-6(10-8) e 6-4, e impediu que o suíço continuasse na briga por seu 6° título nos Emirados Árabes Unidos.

Agora, ele tentará impedir que Novak Djokovic leve seu quarto troféu em Dubai. A decisão está programada para às 12h do próximo sábado, saindo do tradicional padrão da ATP de finais no domingo. Enquanto Djokovic venceu em 2009, 2010 e 2011, Berdych busca sua primeira taça no país asiático. Federer, pro sua vez, era o atual campeão, e também havia vencido em 2003, 2004, 2005 e 2007.

A partida começou com o suíço dominando. Aproveitando bons saques, conquistou 6 aces e precisou apenas de uma quebra para garantir o primeiro set por 6-3.

Na segunda parcial, Berdych quebrou Federer no sexto game, ficou na frente até 5 a 2, mas viu o suíço mostrar seu melhor jogo e forçar o tie-break. Lá, teve três match-points contra, salvou todos e venceu por 10 a 8.

A partir daí, minou os pontos fortes e a confiança de Federer. Com uma quebra, só foi passar sufoco no oitavo game, quando chegou a ficar atrás em 0-30. Mas virou, confirmou seu game de saque seguinte e fechou em 6-4. 

Berdych, assim, mostra que virou carrasco de suíços. Na primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis, disputada no início de fevereiro, ele foi o principal destaque da equipe da República Tcheca que eliminou o país de Federer - que não atuou no confronto.