Topo

Bellucci vacila na estreia de Indian Wells e amplia calvário em 2013

Bellucci sofreu duas quebras decisivas após cometer duplas faltas cruciais - Marcelo Ruschel / POA Press/Divulgação
Bellucci sofreu duas quebras decisivas após cometer duplas faltas cruciais Imagem: Marcelo Ruschel / POA Press/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/03/2013 17h24

O brasileiro Thomaz Bellucci não conseguiu amenizar em Indian Wells a pressão de amargar o pior início de temporada desde sua entrada no circuito principal da ATP. Diante do australiano Bernard Tomic, número 45 do mundo, o paulista cometeu duplas faltas em momentos decisivos e foi derrotado logo na estreia por 2 sets a 0 e parciais de 6-4 e 6-3.

Foi a terceira vez seguida que Bellucci caiu na primeira rodada em 2013. Sua última vitória foi no Aberto do Brasil, na estreia diante do compatriota Guilherme Clezar. Com a derrota no torneio californiano, o brasileiro perderá 90 pontos por ter alcançado as oitavas no ano passado, quando caiu apenas diante de Roger Federer.

"Não tive muitas chances, o jogo foi bem equilibrado. Nas oportunidades que tive não consegui convertê-las. Em dois games cruciais acabei cometendo erros bobos que me custaram duas quebras", afirmou Bellucci, que continuará nos Estados Unidos para a disputa do Masters 1000 de Miami: "Vou seguir trabalhando para conseguir uma boa sequência de jogos, recuperar minha confiança e voltar a jogar em bom nível".

Diante de um adversário especialista em quadras rápidas como a de Indian Wells, Bellucci começou bem e equilibrou as ações no primeiro set, que não teve chances de quebra até o nono game, quando o brasileiro perdeu duas oportunidades de assumir a vantagem.

Bellucci acabou pagando caro por desperdiçar as chances e, no game seguinte, com set-point contra, acabou cometendo uma dupla falta e entregou a parcial nas mãos de Tomic. Era a primeira quebra de serviço da partida.

Apesar do vacilo, o brasileiro não perdeu a confiança e seguiu jogando de igual para igual no começo do segundo set. Até o oitavo game. Bellucci voltou a se complicar no momento decisivo com uma dupla falta e teve o saque quebrado.

Na sequência, Tomic precisou apenas confirmar o seu serviço para encerrar a partida e avançar à segunda rodada para enfrentar o francês Richard Gasquet. Com a queda de Bellucci, o Brasil fica sem nenhum representante no torneio, já que Thiago Alves não conseguiu furar o qualificatório.