Topo

Bem-humorado, Guga já anda e não sente dores após cirurgia no quadril

Gustavo Kuerten é o primeiro homem brasileiro a entrar no Hall da Fama do tênis - Leandro Moraes/UOL
Gustavo Kuerten é o primeiro homem brasileiro a entrar no Hall da Fama do tênis Imagem: Leandro Moraes/UOL

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

11/03/2013 16h50

Gustavo Kuerten passou por uma cirurgia no quadril no último fim de semana e espera pôr fim às dores que o incomodaram durante boa parte da carreira. O UOL Esporte apurou que o ex-tenista está bem humorado, já anda e não sente dores no local.

De acordo com uma pessoa próxima, Guga ainda está internado, mas passa bem e já anda com o auxílio de muletas, já que o andador é baixo para o atleta que mede 1,90m.

Guga foi operado em Florianópolis pela equipe do médico Richard Canella, que fez o implante de uma prótese no quadril. Ainda nesta sexta-feira, o ídolo do tênis nacional vai receber a visita do ortopedista e dará novos passos sob a sua supervisão.

A previsão é que Guga possa voltar a jogar e fazer exibições em seis meses.

O tricampeão de Roland Garros já havia passado por duas cirurgias no quadril - em fevereiro de 2002 e em setembro de 2004. Nas duas ocasiões, os procedimentos foram diferentes, e Kuerten teve removida a cartilagem desgastada da região.

Apesar das lesões ao longo da carreira, Guga é considerado o maior tenista da história do Brasil. No ano passado, ele entrou para o Hall da Fama, da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), tornando-se o segundo brasileiro a receber a honraria após Maria Esther Bueno.

Guga conquistou 20 títulos de simples, incluindo três Grand Slams (Roland Garros), uma Master Cup e cinco Masters Series.

Ele encerrou sua carreira ao perder a última partida pelo Brasil Open de 2008 e ser vencido pelas lesões. "Não é que eu não queira realmente jogar mais, eu peço desculpa, mas é que realmente eu não consigo mais", disse, entre lágrimas, na ocasião.