Topo

Bellucci perde para nº 108 do mundo e aumenta calvário em estreias em 2013

Thomaz Bellucci, cabeça de chave número 2 em Dallas, foi eliminado logo na estreia  - Gaspar Nobrega/inovafoto
Thomaz Bellucci, cabeça de chave número 2 em Dallas, foi eliminado logo na estreia Imagem: Gaspar Nobrega/inovafoto

Do UOL, em São Paulo

13/03/2013 19h28

Os primeiros meses de 2013 certamente não deixarão saudades para Thomaz Bellucci. Nesta terça-feira, o tenista brasileiro ampliou sua má fase e perdeu para o ucraniano Sergiy Stakhovsky, número 108 do mundo, em sua estreia no Challenger de Dallas, nos Estados Unidos.

Em duas horas de partida, o europeu triunfou por 2 sets a 1, parciais de 6-2. 6-7 (8-10) e 6-4, e tirou Bellucci, número 38 do ranking da ATP, do torneio em que era o cabeça de chave número dois.

A derrota aumentou ainda mais o calvário do brasileiro em estreias neste ano. Esta é a quarta vez consecutiva que ele perde em seu primeiro jogo e dá adeus à competição. Antes, havia sido derrotado no ATP 250 de Buenos Aires, no ATP 500 de Acapulco (MEX) e no Masters 1.000 de Indian Wells. 

O principal tenista do país optou por disputar um torneio menor nos Estados Unidos como forma de preparação para o Masters 1.000 de Miami, na próxima semana. Porém, a rápida eliminação atrapalha um pouco os planos. 

Na atual temporada, Bellucci tem péssimo retrospecto: são três vitórias e oito derrotas nos 11 duelos disputados até aqui. Ele perdeu seus últimos cinco jogos, já que no Aberto do Brasil, em São Paulo, foi derrotado por Filippo Volandri (ITA) na segunda rodada. 

Nesta terça, o brasileiro começou mal o duelo, perdendo o set inicial sem confirmar nenhuma vez seu serviço. Na parcial seguinte, o paulista de Tietê chegou a ter esperanças de vitória, especialmente após salvar quatro break points, venceu o set e igualar o jogo. Instável, porém, ele foi quebrado logo no primeiro game do set desempate, ficou em desvantagem e não conseguiu reverter.