Topo

Com 'pneu', Djokovic bate dono da casa em partida ocorrida já de madrugada

Djokovic celebra a passagem para as quartas de Indian Wells após bater em dois sets Sam Querrey - AP Photo/Mark J. Terrill
Djokovic celebra a passagem para as quartas de Indian Wells após bater em dois sets Sam Querrey Imagem: AP Photo/Mark J. Terrill

Do UOL, em São Paulo

14/03/2013 06h59

O número um do mundo, Novak Djokovic, avançou para as quartas de final do Masters 1000 de Indian Wells na madrugada desta quinta-feira, ao bater o último dono da casa no torneio, Sam Querrey, em dois sets, com direito a “pneu”: 6-0 e 7-6(6).

Assim, o sérvio se manteve invicto em jogos oficiais na temporada e no caminho para conquistar o terceiro título em três disputados no ano. Agora, ele encara Jo-Wilfried Tsonga, francês que derrotou outro americano, Mardy Fish, nas oitavas.

Devido aos longos jogos ocorridos em Indian Wells durante toda terça-feira, a partida entre Djokovic e Querrey só foi iniciada depois da meia-noite nos EUA. Mas nem isso deu sono para o número um do mundo: logo no primeiro set, um pneu, para mostrar que estava com vontade de acabar logo com o jogo e ir para o hotel descansar.

E isso logo após declarar que estava “frustrado” com a demora, já que a partida, na verdade, estava marcada para as 20h30 locais.

O problema do “pneu” no primeiro set foi a coincidência com sua última derrota no circuito, há exatas 21 partida: foi para o próprio Querrey, e após vencer o primeiro set em 6-0.

Mas, desta vez, ele fez diferente: apesar da partida na segunda parcial ir até o tie-break, Djokovic não deu chance para o azar, fechou em 8 a 6 e garantiu a vaga.

FEDERER BATE COMPATRIOTA FREGUÊS

  • Stanislas Wawrinka entrou em quadra nesta terça-feira com a difícil missão de duelar com Roger Federer, nada menos do que o número dois do mundo e um dos melhores da história. Mais do que isso, entrou com um retrospecto capaz de desanimar antes mesmo de jogar: até hoje, os dois haviam se enfrentado 13 vezes, com 12 vitórias para Federer. Apesar do esforço de Wawrinka em tentar diminuir sua desvantagem, Roger Federer conseguiu a vitória por 2 sets a 1, parciais de 6-3, 6-7 (4-7) e 7-5, que garantiu a hegemonia diante de seu compatriota e uma vaga nas quartas de final do Masters 1.000 de Indian Wells. Agora, com 13 triunfos, o número dois venceu 92,8% dos confrontos contra o rival.

NADAL TEM TRABALHO, MAS AVANÇA

  • Rafael Nadal ficou muito perto de ser eliminado, em seu principal torneio desde que voltou de lesão. O espanhol havia vencido quatro vezes na carreira o letão Ernest Gulbis, mas o tenista que ele viu à sua frente foi bem superior ao que encontrara nas outras oportunidades. Gulbis durante toda a partida conseguiu sufocar Nadal, com números superiores de winners conquistados (no total, foram 40 contra 20 para o letão). A dificuldade maior veio no primeiro set, vencido pelo "azarão" por 6-4. Nadal foi melhor no segundo set, em que devolveu o mesmo placar. A terceira e definitiva parcial foi bem mais dura. Nadal, que chegou a discutir com a arbitragem após um juiz lateral "dedar" que seu técnico estava passando instruções, perdeu seu embalo no começo do terceiro set. Foi só com a partida empatada em 5-5 que o espanhol conseguiu impor seu jogo, quebrar o saque e partir para fechar a partida.