Topo

Nadal vira na raça, bate Del Potro e conquista título em Indian Wells

Do UOL, em São Paulo

17/03/2013 20h46

De forma incontestável, Rafael Nadal é campeão do Masters 1000 de Indian Wells. Com uma atuação forte e convincente na noite deste domingo, o espanhol derrotou o argentino Juan Martin del Potro por 2 sets a 1, com parciais de 4-6, 6-3 e 6-4, e voltou a conquistar um título importante no circuito mundial.

Com o título, que contou com vitórias sobre Ryan Harrison, Leonardo Mayer, Ernests Gulbis, Roger Federer e Thomas Berdych, Nadal confirma que está cada vez mais recuperado da lesão que o tirou do circuito na última temporada e pronto para brigar novamente pelo posto de melhor tenista do mundo. Mesmo assim, ele desistiu de jogar o Masters de Miami, um dos mais importantes dos Estados Unidos. 

Vale destacar que este foi o 22º título de Masters da carreira, o terceiro em Indian Wells, e se tornou o maior vencedor da série com um título a mais que Roger Federer. A última vez que ele havia vencido um Masters foi há 10 meses, quando foi campeão em Roma.

Além disso, o espanhol atingiu a marca de15 jogos sem derrota e conseguiu ultrapassar a sua maior sequência invicta desde 2011.

Já Del Potro chegou às fases finais visto como um azarão. No entanto, o argentino demonstrou um jogo forte, vencendo Andy Murray, o até então invicto Novak Djokovic e venceu caro a derrota para Nadal.

O argentino abusou dos golpes rápidos de direita e contou com um bom aproveitamento no primeiro serviço para conseguir levar a melhor sobre o espanhol.

A partida começou exatamente como grande parte do público presente esperava. Com um ritmo forte, Nadal rapidamente quebrou o serviço de Del Potro duas vezes e conseguiu abrir 3 a 0. No entanto, o argentino, assim como aconteceu no sábado contra Novak Djokovic, conseguiu se recuperar e virou para fechar o set em 6/4.

Melhor no jogo, Del Potro começou o segundo set de forma sólida e quebrou Nadal logo no primeiro game e conseguiu abrir 3 a 1 rapidamente. Então foi a vez do espanhol reagir. Com seu jogo finalmente encaixando, o ex-número 1 do mundo conseguiu rapidamente virar para 4 a 3 e colocou forte pressão sobre o argentino.

Com o jogo equilibrado, Del Potro voltou para a tática do saque e voleio, que costuma funcionar bem contra o espanhol. Mas não foi o suficiente. Sem permitir que o argentino tomasse o comando das ações, Nadal conseguiu uma nova quebra e sacou de forma consistente para fechar a parcial em 6/3.

Já no terceiro set as coisas continuaram equilibradas até o terceiro game. Visivelmente superior fisicamente, o espanhol soube trabalhar bem seus golpes e abriu vantagem. No nono game, Del Potro ainda conseguiu salvar três match points. Mas a reação não durou muito tempo. Logo em seguida, Nadal confirmou o serviço e conquistou pela terceira vez o Masters 1000 de Indian Wells.  

Sharapova leva o título entre as mulheres

  • Um pouco mais cedo neste domingo, Maria Sharapova derrotou Caroline Wozniacki por 2 sets a 0, com um duplo 6/2 e se tornou campeão do torneio feminino. Com a conquista, a musa russa conquistou o 28ª título da carreira e o primeiro desde Roland Garros, em 2012. “É o reconhecimento de um trabalho. No final, podemos ver que todo o esforço compensou”, comemorou Sharapova.