Topo

Ausência de Nadal e Federer vira motivo de comemoração para rivais em Miami

Sem maiores rivais, Andy Murray tem caminho facilitado para conquistar o título de Miami - REUTERS/Danny Moloshok
Sem maiores rivais, Andy Murray tem caminho facilitado para conquistar o título de Miami Imagem: REUTERS/Danny Moloshok

Do UOL, em São Paulo

22/03/2013 06h03

Os organizadores do Masters 1000 de Miami lamentaram as ausências das estrelas Roger Federer e Rafael Nadal no torneio, e viram a venda de ingressos despencar. Mas os tenistas que vão brigar pelo troféu pensam de maneira bem diferente. Eles comemoram um caminho mais fácil para chegar ao título sem dois dos principais favoritos.

O britânico Andy Murray é quem mais tem motivos para estar feliz. Ele se tornou cabeça de chave número 2 com o desfalque de Federer, e admitiu que sua trajetória está mais tranquila.

“Não é em todo torneios que é preciso vencer Nadal ou Federer para ser campeão. Às vezes, eles perdem cedo. É necessário estar preparado para enfrentá-los numa semifinal ou final. Mas, com certeza, é menos difícil quando dois dos melhores da história não estão jogando”, disse ele que fará a estreia contra o australiano Bernard Tomic.

David Ferrer também tem motivos para celebrar a ausência dos astros, especialmente pela desistência de Nadal, com quem trava uma batalha particular pelo quarto lugar do ranking mundial.

Ferrer perdeu o posto após o compatriota se tornar campeão de Indian Wells, mas voltará à quarta colocação mesmo se for eliminado na estreia. Isso porque Nadal perderá os pontos conquistados pela campanha até a semifinal do ano passado.

Roger Federer não deu muitas explicações para não atuar em Miami. O número 2 do ranking mundial optou por não incluir o torneio no seu calendário no fim do ano passado.

Já Rafael Nadal preferiu se poupar por conta dos problemas no joelho que o tiraram das quadras por oito meses. Desde o seu retorno, ele teve uma rotina intensa e foi finalista de quatro torneios seguidos - Viña del Mar, São Paulo, Acapulco e Indian Wells-, sendo campeão de três deles.

PRIMEIRA RODADA TEM BRIGA E XINGAMENTOS ENTRE FRANCESES

  • AFP PHOTO/CHARLY TRIBALLEAU

    O jogo entre Michael Llodra e seu compatriota Benoit Paire poderia ficar esquecido na primeira rodada de Miami. Mas chamou a atenção pela briga entre os tenistas com direito a vários xingamentos. Os dois foram punidos pelo árbitro e não se cumprimentaram ao fim do jogo.

    A confusão aconteceu logo no segundo game do primeiro set quando Pair reclamou muito de uma marcação tardia do árbitro. De acordo com a France Press, Llodra se irritou e disse ao rival. "Não coloque pressão no juiz. Não se comporte como um m...". Mais tarde, foi a vez de Paire chama-lo de "come-m...". No fim, Llodra venceu por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (9/7) e 6/2.

NÚMERO 1 DO MUNDO, SERENA VENCE E BUSCA 6º TÍTULO EM MIAMI

  • REUTERS/Damir Sagolj

    Serena Williams jogou sua primeira partida no Masters 1000 de Miami desde que recuperou o posto de número 1 do mundo. Ela atropelou a italiana Flavia Pennetta por um duplo 6/1.

    Aos 31 anos, Serena já é a mulher mais velha a chegar ao topo do ranking, mas diz que se sente muito jovem e não perdeu nada de sua motivação. Ela busca o sexto título na Flórida.

    "É ótimo quando anunciam o teu nome e dizem 'a n.º 1 mundial'. Definitivamente, dá um pouco mais de confiança", disse ela, na quinta-feira.