Topo

De virada, Ferrer encerra festa do "vovô" Haas e pega Murray na final

David Ferrer comemora a vitória sobre Tommy Haas em três sets pelas semifinais em Miami - Rhona Wise/EFE
David Ferrer comemora a vitória sobre Tommy Haas em três sets pelas semifinais em Miami Imagem: Rhona Wise/EFE

Do UOL, em São Paulo

29/03/2013 18h17

Aos 34 anos, Tommy Haas se tornou o tenista mais velho a vencer um número 1 do mundo quando eliminou Novak Djokovic do Masters 1000 de Miami. Mas o veterano alemão parou diante do incansável espanhol David Ferrer, que batalhou para virar a partida e vencer por 2 sets a 1 e parciais de 4-6, 6-2 e 6-3.

Ferrer vai enfrentar na decisão o britânico Andy Murray. O número 3 do mundo demonstrou grande instabilidade, mas conseguiu virar o jogo e vencer o francês Richard Gasquet por 2 sets a 1, parciais de 6/7 (3/7), 6/1 e 6/2.

O primeiro set do duelo foi bem equilibrado e só foi decidido no tie-break. No desempate, Gasquet fez valer seu ótimo saque e contou com os erros do rival para abrir 1 a 0. Murray acordou no segundo set e não tomou conhecimento do francês fechando em um tranquilo 6/1.

O terceiro set foi marcado pelas quebras de saque. Murray quebrou o serviço de Gasquet logo no primeiro game, mas em seguida teve o saque quebrado. No game seguinte, conseguiu quebrar outra vez o adversário e ainda conseguiu o feito mais uma vez ao fazer 5/2. No último game, Murray conseguiu bons saques e fechou o jogo em 6/2.

Ferrer busca 2º título de Masters 1000

Com a quarta posição do ranking assegurada, superando Rafael Nadal, Ferrer tentará em Miami o seu segundo título de Masters 1000. A primeira conquista neste nível veio apenas no final do ano passado, em Paris. Haas, por sua vez, tentava voltar a uma decisão desse porte pela primeira vez desde 2002.

A semana iluminada de Haas parecia que iria continuar nesta sexta, com uma vitória dominante sobre Ferrer no primeiro set. Aproveitando os 18 erros do espanhol na primeira parcial, o alemão conseguiu duas quebras de saque, mas vacilou para encerrar com 5 a 2 a favor. A nova chance veio dois games depois, e então Haas buscou a linha em todas as jogadas para assegurar a vitória por 6 a 4.

Mais agressivo, Ferrer reagiu no segundo set surpreendendo o alemão com direitas potentes e subidas na rede. Haas, por sua vez, não conseguia variar as jogadas com seu slice, como havia feito com Djokovic. O experiente jogador acabou se desconcentrando e se entregou facilmente, permitindo o empate do espanhol.

Haas se recuperou logo no primeiro game do terceiro set, com uma quebra no erro de Ferrer. Mas os dois jogadores perderam seguidamente seus saques, até que o espanhol se impôs no 4 a 3 a favor e conseguiu quebrar no momento decisivo. Depois, só precisou confirmar o saque para selar a classificação à final.