Topo

Djokovic treina com Nadal, supera dores e confirma que joga em Mônaco

Do UOL, em São Paulo

16/04/2013 16h38

Depois de torcer o tornozelo direito durante a vitória sobre os Estados Unidos pela Copa Davis, Novak Djokovic voltou para sua residência em Mônaco e tentou se recuperar a tempo de jogar o Masters 1000 de Monte Carlo no quintal de casa. Após fazer mistério, ele esperou até a véspera de sua estreia para confirmar a participação. Através de uma mensagem de vídeo divulgada pelo Twitter, ele anunciou que estará em quadra na quarta-feira.

“Tenho boas notícias. Jogarei em Monte Carlo amanhã a minha primeira partida. Estou muito animado com isso, porque na última semana eu fiz tudo ao meu alcance para me recuperar depois do incidente na Copa Davis. Meu tornozelo está em um estado bom o suficiente para jogar amanhã. Espero dar o meu melhor e vencer, vendo como evolui dia a dia”, declarou Djokovic.

Nesta terça-feira, o sérvio treinou em Monte Carlo ao lado de Rafael Nadal, octacampeão do torneio e principal favorito no saibro do principado. Antes do início do torneio, ele havia batido bola com o francês Julien Benneteau, que descreveu um Djokovic limitado fisicamente e movimentando-se pouco.

Animado com o fato de jogar na cidade onde mora, Djokovic aceitou o sacrifício. O número 1 do mundo fará a sua estreia em torneios com quadra de saibro na temporada de 2013 a partir das 8h30 do horário de Brasília, contra o russo Mikhail Youzhny.  Será apenas o início de sua preparação para Roland Garros. 

NADAL CONHECE SEU PRIMEIRO RIVAL

  • Enquanto Djokovic chegou “baleado” em Monte Carlo, Nadal se poupou do Masters 1000 de Miami para chegar inteiro à temporada do saibro europeu. O joelho esquerdo ainda preocupa, mas o título em Indian Wells mostrou que os sete meses de inatividade ficaram para trás. O espanhol nega: “É difícil estar 100% depois de ficar tanto tempo parado”. Mas até ele deve esperar uma vitória fácil na sua estreia em Monte Carlo, onde não perde desde 2003. Seu rival será o australiano Marinko Matosevic, número 54 do mundo, que venceu o espanhol Fernando Verdasco por 2 sets a 0 (7-5, 6-3). Ele e Nadal nunca se enfrentaram no circuito.

DEL POTRO PASSA SUFOCO, MAS VENCE NA ESTREIA

  • A rodada desta terça-feira ainda não contou com os principais nomes do circuito. O destaque ficou por conta do francês Jo-Wilfried Tsonga, oitavo do ranking, que fez 2 sets a 0 (7-6, 6-2) em uma estreia complicada contra o russo Nikolay Davydenko. O argentino Juan Martin Del Potro, número 7 do mundo, teve bem mais trabalho contra o ucraniano Alexandr Dolgopolov, 22º. Tomou 6 a 1 no primeiro set e chegou a ter uma quebra de desvantagem no segundo. Mas Dolgopolov simplesmente parou de sacar, e teve o pífio aproveitamento de 27% no seu primeiro serviço na segunda parcial. O argentino passou a atacar o segundo saque do rival, e chegou à virada com 6-4 e 6-3.

ZEBRAS AINDA DISCRETAS EM MONTE CARLO

  • Caso Dolgopolov calibrasse seu saque contra Del Potro, teria sido a zebra do dia. Mas esse posto ficou com o búlgaro Grigor Dimitrov (foto), 34º do ranking, responsável pela primeira eliminação de um top 10 no torneio. Décimo do mundo, o sérvio Janko Tipsarevic foi a vítima e perdeu por 2 sets a 0 com parciais de 7-6 e 6-1. Menção honrosa para o qualifier Albert Ramos, que eliminou o herói tcheco Radek Stepanek com um duplo 6-3. Também para o letão Ernests Gulbis, que “carimbou a faixa” de John Isner, campeão no saibro de Houston na semana passada: 2 sets a 1 e parciais de 4-6, 6-2 e 6-3.

ABRE ASPAS

  • Nono título de Nadal aqui em Monte Carlo? É um pouco surreal para mim, é coisa de outro planeta

    Jo-Wilfried Tsonga, sobre a chance de o espanhol fazer história e superar Guillermo Vilas na Era Aberta do tênis

 

AGENDA DE QUARTA NA QUADRA CENTRAL DE MONTE CARLO

  •  

    Jogos a partir de 5h30 (horário de Brasília)

    Tomas Berdych (TCH) x Marcel Granollers (ESP)
    Marinko Matosevic (AUS) x Rafael Nadal (ESP)
    Novak Djokovic (SER) x Mikhail Youzhny (RUS)
    Edouard Roger-Vasselin (FRA) x Andy Murray (GBR)