Djokovic sai atrás em set atípico, mas vira contra russo na estreia em Monte Carlo
Não parecia que se tratava do número um em quadra. Na verdade, chegou a parecer que o líder do ranking da ATP estava do outro lado da quadra. Porém, durante o jogo, tudo voltou ao "normal". Novak Djokovic começou "dormindo", perdeu o primeiro set, mas voltou a mostrar seu tênis habitual, virou contra Mikhail Youzhny e se classificou para as oitavas de final do Masters 1000 de Monte Carlo ao vencer por 2 sets a 1 (4-6, 6-1 e 6-4) o russo, na manhã desta quarta-feira.
O primeiro set começou de forma bizarra: com Djokovic no saque, Youzhny teve três break-point até quebrar o adversário e abrir 1 a 0. Manteve seu saque no game seguinte e, apesar de sofrer um ponto espetacular do sérvio (após levar um lobby, bateu por trás do corpo de costas para o rival), quebrou novamente o saque de Djoko no terceiro game.
Após ver o rival abrir 4 a 0, o sérvio finalmente confirmou seu saque, diminuindo para 4 a 1. Mas já era tarde: perdeu o seguinte e, mesmo se recuperando e diminuindo para 5 a 4, não conseguiu virar o set. Com um erro de direita do sérvio, o russo fechou em 6 a 4.
Mas era um sinal: o bom tênis havia voltado e não mais deixaria o número um do mundo até o final da partida. Na segunda parcial, vitória fácil. Só deixou o russo vencer um game, e quebrou o quarto e o sexto games para abrir 6 a 1. Nesse set, forçou tantos erros do russo que Youzhny só conseguiu confirmar nove pontos em 21 saques, enquanto anotou 17 em 25.
O terceiro set já começou com Djokovic mostrando que realmente estava cansado de sofrer na partida. Quebrou logo no primeiro game e parecia que não seria mais incomodado pelo adversário.
Engano. Youzhny voltou a incomodar o jogo do sérvio, com belas passadas e paralelas, e quebrou o saque de Djokovic no sexto game da parcial, para igualar em 3 a 3.
O jogo ficou igual, com belas trocas de bola, até o nono game, quando uma deixadinha de Youzhny parou na rede e Djokovic quebrou o saque do russo. Ao número um do mundo só restou aproveitar novos erros do russo no game seguinte e, com um ace, finalizar o jogo.
A dificuldade de Djokovic na partida pode ser explicada pela lesão no tornozelo, que ainda o incomoda e o fez pensar em desistir do torneio.
Durante a partida, Djokovic chegou a discutir com o árbitro de cadeira, pois foi advertido por demorar a colocar a bola em jogo em lance no sexto game. Segundo as novas regras da ATP, o tenista tem, no máximo, 25 segundos para sacar. Djokovic disse que esperava o silêncio das arquibancadas, mas não evitou a "bronca" do árbitro.
Agora, ele encara o vencedor do duelo entre o letão Ernests Gulbis e o argentino Juan Monaco, que se enfrentam ainda nesta quarta-feira, pela segunda rodada. Djokovic busca seu primeiro troféu em Monte Carlo, torneio dominado por Rafael Nadal desde 2005.
NADAL ATROPELA AUSTRALIANO EM ESTREIA
Rafael Nadal iniciou sua busca pelo nono título do Masters 1000 de Monte Carlo sem dificuldades: ele atropelou o australiano Marinko Matosevic em dois sets rápidos, por 6-1 e 6-2, na manhã desta quarta-feira. O espanhol, agora, encara o alemão Philipp Kolschreiber, algoz de Thomaz Bellucci na primeira rodada. Campeão do torneio em todas as edições desde 2005, Nadal mostrou que está em forma para buscar a nona conquista em Mônaco. Foi a 43ª vitória seguida de Nadal em Monte Carlo, série iniciada em 2005 - e a 45ª no total.
ANDY MURRAY ESTREIA COM VITÓRIA TRANQUILA
O último dos principais tenistas do mundo a estrear em Mônaco foi o britânico Andy Murray. Após Rafael Nadal atropelar Marinko Matosevic, e Novak Djokovic ter dificuldades, mas passar por Mikhail Youzhny (Roger Federer optou por descansar nesta semana), o escocês fechou o dia de vitórias dos grandes nomes do circuito ao bater o francês Edouard Roger-Vasselin em sets diretos: 6-1 e 6-4. E, na falta de Federer, Murrary agora encara outro suíço nas oitavas de final: Stanislas Wawrinka, que passou pelo espanhol Albert Montañes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.