Topo

Em dia de zebras, Djokovic sobrevive com esforço "três vezes maior"

Do UOL, em São Paulo

18/04/2013 17h57

Sete tenistas top 10 do ranking entraram em quadra nesta quinta-feira nas oitavas de final do Masters 1000 de Monte Carlo, e metade deles ficou pelo caminho. No dia das zebras no principado, até o número 1 Novak Djokovic esteve ameaçado.

Lesionado e com a mobilidade limitada no saibro, o sérvio perdeu o primeiro set para Juan Monaco, mas virou na raça. "Parece que eu dou meio passo a menos sempre. Depois que perdi o primeiro set hoje, tentei encontrar uma força interior e deu certo. Nunca estive nessa posição de ter que me esforçar três vezes mais do que o normal".

O número 2 Andy Murray não teve a mesma sorte, nem o mesmo poder de reação. Levou uma surra de 6-1 e 6-2 do suíço Stanislas Wawrinka, e será ultrapassado por Roger Federer no ranking. Outro favorito que caiu sem sequer ganhar um set foi o tcheco Tomas Berdych, eliminado pelo italiano Fabio Fognini.

Para Juan Martin Del Potro, a vitória escapou por pouco. Ele encarou o finlandês Jarkko Nieminen, número 49 do mundo, pior ranking entre os tenistas que passaram às quartas. No tie-break, o argentino esbarrou na inspiração do surpreendente rival, que nunca havia chegado tão longe no saibro monegasco.

Os outros dois top 10 que avançaram protagonizaram dois massacres. Octacampeão em Monte Carlo e invicto desde 2003 no torneio, Rafael Nadal atropelou o alemão Philipp Kohlschreiber, algoz de Thomaz Bellucci, por 6-2 e 6-4. Já o francês Jo-Wilfried Tsonga enfiou um pneu no austríaco Jurgen Melzer na vitória em sets diretos. 

RESULTADOS DESTA QUINTA-FEIRA EM MONTE CARLO

DJOKOVIC ESPANTA RUMORES SOBRE ABANDONO

  • "A equipe médica do torneio e a minha confirmaram que eu não corro risco de agravar o estado do tornozelo". Foi assim que Novak Djokovic respondeu aos questionamentos sobre um possível abandono em Monte Carlo, torneio que ele próprio admitiu que só está participando por ser no quintal de sua casa. O sérvio voltou a reclamar das dores no tornozelo, lesionado durante a vitória sobre os Estados unidos na Copa Davis. "Não estou no meu melhor fisicamente. Mas estou tentando, lutando. Todo dia traz um desafio, e verei o que acontece amanhã". Seu rival de sexta-feira será a "zebra" Jarkko Nieminen, no último jogo da quadra central, por volta das 10 horas no horário de Brasília.

A FOTO

  • Eric Gaillard/Reuters

    Finlandês Jarkko Nieminen, número 49 do mundo, comemora com expressão de choro a sua vitória sobre o sétimo do ranking, o argentino Juan Martin Del Potro, após vencer o tie-break do terceiro set

ORDEM DOS JOGOS DE SEXTA-FEIRA EM MONTE CARLO

  •  

    Jogos a partir de 5h30 (horário de Brasília)
    Quartas de final


    Jo-Wilfried Tsonga (FRA) x Stanislas Wawrinka (SUI)
    Grigor Dimitrov (BUL) x Rafael Nadal (ESP)
    Fabio Fognini (ITA) x Richard Gasquet (FRA)
    Novak Djokovic (SER) x Jarkko Nieminen (FIN)