Topo

Djokovic ignora lesão, afia movimentos e despacha zebra em Mônaco

Do UOL, em São Paulo

19/04/2013 13h47

Nos dois jogos que venceu antes de chegar às quartas de final do Masters 1000 de Monte Carlo, Novak Djokovic começou perdendo o primeiro set, e virou na base da raça, esforçando-se três vezes mais que o normal por causa das dores no tornozelo lesionado durante a Copa Davis. Nesta sexta-feira, contra a zebra finlandesa Jarkko Nieminen, o número 1 do mundo voltou à sua melhor forma.

Djokovic conseguiu sua primeira vitória por 2 a 0 no torneio, com parciais de 6-4 e 6-3. Nada de caretas, expressões de dor ou movimentos limitados. O sérvio entrou em quadra afiado e mostrou um tênis à altura de competir contra os favoritos ao título do torneio, como o octacampeão Rafael Nadal.

O adversário era o número 49 do mundo, responsável por surpreender o argentino Juan Martin Del Potro no dia anterior. A zebra chegou a dar as caras no segundo game do jogo, com uma quebra de serviço “relâmpago”.

Foi um dos poucos vacilos de Djokovic em toda a partida. O sérvio devolveu a quebra imediatamente, e de zero. Com 4 a 4 no placar, pressionou o serviço de Nieminen e conseguiu um game decisivo, e depois só confirmou o saque para fechar a parcial.

O finlandês sentiu o golpe e, no começo do segundo set, sofreu duas quebras seguidas. Chegou a devolver uma delas na hora em que o sérvio sacava para fechar. Mas a vitória já estava nas mãos de Djokovic, que obteve sua vaga na semifinal no game seguinte, sem sustos.

Na manhã de sábado, o adversário de Djokovic será outra zebra: o italiano Fabio Fognini, número 32 do mundo. Caso confirme o favoritismo, o sérvio poderá reeditar a final do ano passado contra Rafael Nadal, que enfrenta Jo-Wilfried Tsonga na outra semifinal. 

NADAL PERDE SET APÓS TRÊS ANOS, MAS VENCE PROMESSA

  • Rafael Nadal sofreu, perdeu um set pela primeira vez em dois anos em Mônaco, mas soube aproveitar um momento de dificuldades físicas do rival búlgaro Grigor Dimitrov e, na manhã desta sexta-feira, fez 2 sets a 1 (6-2, 2-6 e 6-4) para se garantir nas semifinais do Masters 1000 de Monte Carlos pelo 9° ano seguido. Leia mais

TSONGA VIRA E AVANÇA PELA PRIMEIRA VEZ ÀS SEMIS DE MONTE CARLO

  • O francês Jo-Wilfried Tsonga foi o primeiro tenista a garantir vaga nas semifinais do Masters 1000 de Monte Carlo, ao derrotar de virada o suíço Stanislas Wawrinka por 2 sets a 1, parciais de 2-6, 6-3 e 6-4, na manhã desta sexta-feira. Será a primeira vez que Tsonga disputará as semifinais em Mônaco. A partida começou com um Wawrinka empolgado pelo surpreendente triunfo contra Andy Murray um dia antes, mas Tsonga, aos poucos, soube controlar a partida e virar o placar. Ele agora encara Rafael Nadal por uma vaga na decisão.

FOGNINI SURPREENDE E BATE GASQUET PARA ALCANÇAR SEMIFINAIS

  • O italiano Fabio Fognini, número 32 do mundo, surpreendeu o francês Richard Gasquet, número 9 do ranking da ATP, e será uma zebra nas semifinais do Masters 1000 de Monte Carlo. Fognini dominou a partida realizada na manhã desta sexta-feira do começo ao fim, e só bobeou durante o primeiro set, quando cedeu empate e teve que vencer a parcial apenas no tie-breal – mas o fez com estilo: 7 a 0. Na segunda parcial, domínio completo e, com uma quebra, fechou em 6-2.