Topo

Nadal perde set em Mônaco após 2 anos, mas vence promessa búlgara e está nas semis

Do UOL, em São Paulo

19/04/2013 10h28

Rafael Nadal sofreu, perdeu um set pela primeira vez em dois anos em Mônaco, mas soube aproveitar um momento de dificuldades físicas do rival búlgaro Grigor Dimitrov e, na manhã desta sexta-feira, fez 2 sets a 1 (6-2, 2-6 e 6-4) para se garantir nas semifinais do Masters 1000 de Monte Carlos pelo 9° ano seguido.

Em busca de seu nono título seguido, ele agora encara o francês Jo-Wilfried Tsonga pela vaga na final, em partida que será realizada no próximo sábado.

O segundo set da partida desta sexta-feira foi o mais surpreendente do jogo: foi apenas o sétimo set perdido por Nadal em Monte Carlo desde 2003, quando foi derrotado pelo argentino Guillermo Coria. A vitória desta sexta também foi a 47ª seguida dele no torneio, e a 20ª na atual temporada.

O jogo foi extremamente disputado. A promessa Dimitrov, de apenas 21 anos, deu muito trabalho a Nadal. Mas não no primeiro set, quando o espanhol acertou 95% no primeiro saque e aproveitou 72% dos pontos em seu próprio serviço. Dimitrov já mostrava bons golpes, mas foi dominado e saiu com a derrota.

Mas na segunda parcial tudo foi diferente. O búlgaro quebrou duas vezes o saque de Nadal, forçou erros do ex-número um do mundo e dominou completamente o set, mostrando porque é considerado uma das promessas do circuito.

O detalhe é que Dimitrov é especialista em quadras rápidas, e o fato de dar trabalho a Nadal na especialidade do espanhol, o saibro, foi mais uma prova de que o búlgaro deve ter seu nome bastante comentado ao longo da temporada.

No terceiro, Dimitrov teve chances para configurar uma zebra histórica. Fechava seus games de saque rapidamente, e forçava diversos "deuces" no saque de Nadal. O espanhol chegou a precisar de até três desempates para conseguir fechar determinado game.

Porém, no nono game do set decisivo, o imponderável agiu. Dimitrov sentiu câimbras, não aguentou as pancadas na bola de Nadal e acabou quebrado. Mesmo com um bom jogo no game seguinte, quando chegou a salvar um match-point com lindo winner de direita, o búlgaro não resistiu e acabou derrotado.

Nadal não perdia um set em Monte Carlo desde as semifinais do torneio em 2011, quando foi derrotado por Andy Murray no segundo set. Desde então, apenas vitórias em sets diretos, incluindo a fantástica final de 2012, quando fez 6-3 e 6-1 em Novak Djokovic. Até a sensação búlgara conseguir o feito nesta sexta. Só faltou a zebra ser completa.

TSONGA VIRA E AVANÇA PELA PRIMEIRA VEZ ÀS SEMIS DE MONTE CARLO

  • O francês Jo-Wilfried Tsonga foi o primeiro tenista a garantir vaga nas semifinais do Masters 1000 de Monte Carlo, ao derrotar de virada o suíço Stanislas Wawrinka por 2 sets a 1, parciais de 2-6, 6-3 e 6-4, na manhã desta sexta-feira. Será a primeira vez que Tsonga disputará as semifinais em Mônaco. A partida começou com um Wawrinka empolgado pelo surpreendente triunfo contra Andy Murray um dia antes, mas Tsonga, aos poucos, soube controlar a partida e virar o placar. Ele agora encara Rafael Nadal por uma vaga na decisão.

FOGNINI SURPREENDE E BATE GASQUET PARA ALCANÇAR SEMIFINAIS

  • O italiano Fabio Fognini, número 32 do mundo, surpreendeu o francês Richard Gasquet, número 9 do ranking da ATP, e será uma zebra nas semifinais do Masters 1000 de Monte Carlo. Fognini dominou a partida realizada na manhã desta sexta-feira do começo ao fim, e só bobeou durante o primeiro set, quando cedeu empate e teve que vencer a parcial apenas no tie-breal – mas o fez com estilo: 7 a 0. Na segunda parcial, domínio completo e, com uma quebra, fechou em 6-2.