Topo

Nadal sua para vencer Tsonga e vai à nona final seguida de Monte Carlo

Nadal comemora a vitória sobre o francês Jo-Wilfried Tsonga e a vaga na final de Monte Carlo - REUTERS/Olivier Anrigo
Nadal comemora a vitória sobre o francês Jo-Wilfried Tsonga e a vaga na final de Monte Carlo Imagem: REUTERS/Olivier Anrigo

Do UOL, em São Paulo

20/04/2013 09h49

Rafael Nadal está pela nova vez seguida na final do Masters 1000 de Monte Carlo após derrotar o francês Jo-Wilfried Tsonga por 2 sets 0, com parciais de 6-3 e 7-6 (7/3) na manhã deste sábado. Depois de um primeiro set tranquilo, quando aproveitou os inúmeros erros do rival, o espanhol teve que suar muito na segunda parcial para avançar.

Agora, o multicampeão nas quadras de Mônaco aguarda o adversário na decisão deste domingo, quando poderá conquistar o torneio pela nona vez. Mais tarde, ainda neste sábado, Novak Djokovic e Fabio Fognini duelam pela outra vaga na final.

A partida entre Nadal e Tsonga começou bem disputada, mas um game em especial fez com que a primeira parcial tomasse um novo rumo e o espanhol chegasse à 48ª vitória seguida em Monte Carlo e a 21ª na atual temporada.

No quarto ponto, o francês teve três chances para quebrar o serviço de Nadal. O espanhol, no entanto, salvou os break points e conseguiu confirmar e igualar o jogo em 2 a 2.

No game seguinte, Tsonga parecia desconcentrado, pensando ainda na chance que teve de abrir vantagem no ponto anterior e viu Nadal quebrar o seu saque e pular na frente. O espanhol manteve seu jogo e fez 6 a 3.

Na primeira parcial, o espanhol teve apenas quatro erros não forçados enquanto o francês deu 17 pontos de graça para o adversário.

A segunda parcial começou com Nadal arrasador. O espanhol quebrou o rival logo no segundo game e com uma linda devolução no sexto game, abriu 5 a 1. Porém, quando o jogo parecia ganho, Tsonga fez um grande ponto, recuperou uma das quebras e se manteve vivo.

O francês se recuperou de forma incrível no ponto seguinte após ver Nadal abrir 0-40, porém, salvou os três match points e brigou muito para fazer 5 a 3 na segunda parcial. 

Mais solto em quadra, Tsonga continuou jogando muito no nono game, abriu vantagem e conseguiu devolver mais uma quebra após um erro de Nadal. Na sequência, confirmou o seu serviço e igualou em 5 a 5, para delírio da torcida. 

A partida seguiu muito disputada, Nadal abriu 6 a 5, mas Tsonga reagiu e levou o jogo para o tie break, quando o espanhol enfim conseguiu aproveitar o seu quinto match point e fechou em 7 a 3.