Topo

Bellucci sofre com nº 256 do mundo, mas vence na estreia em Barcelona

Thomaz Bellucci rebate contra Pablo Carreno-Busta na estreia no Torneio de Barcelona - Toni Albir/EFE
Thomaz Bellucci rebate contra Pablo Carreno-Busta na estreia no Torneio de Barcelona Imagem: Toni Albir/EFE

Do UOL, em São Paulo

23/04/2013 17h19

Thomaz Bellucci tinha tudo para fazer uma partida tranquila no ATP 500 de Barcelona nesta terça-feira. A começar pelo rival: o convidado espanhol Pablo Carreno-Busta, de 21 anos, número 256 do mundo e com apenas uma vitória em três jogos no circuito principal da ATP. O brasileiro logo abriu 5 a 2, parecia que a vitória viria sem problemas. Mas nada tem sido fácil para Bellucci em estreias.

Depois de perder chances claras de liquidar o primeiro set, Bellucci precisou buscar a recuperação nas parciais seguintes e venceu de virada por 2 a 1, com parciais de 6-7(5), 6-3 e 7-5, após sofrer em 2h43 de batalha. O brasileiro avançou às oitavas de final e poderá enfrentar o temido espanhol David Ferrer.

Número 44 do mundo, o paulista estreou já na segunda rodada por ser cabeça-de-chave. Tudo vinha dando certo para Bellucci no começo, até que ele precisava confirmar o serviço para fechar a parcial. Mas, com um duplo vacilo, o brasileiro teve o saque quebrado duas vezes seguidas. Precisou salvar três set-points para forçar um tie-break. Sacou mal nos pontos decisivos e amargou uma dura derrota no primeiro set.

Apesar da inexperiência, Carreno-Busta ia mostrando aos poucos que o brasileiro tinha, sim, com o que se preocupar. Dono de sete títulos em futures só em 2013, ele ganhou confiança e manteve o ritmo no começo do segundo set. Restou ao brasileiro arriscar tudo nas devoluções de segundo saque, e deu certo.

Foi assim que Bellucci conseguiu duas quebras seguidas e venceu o segundo set por 6 a 3, sem precisar enfrentar a pressão de sacar para fechar. O problema é que o espanhol usou a mesma arma para chegar à quebra no começo do terceiro set. Atacou o segundo serviço do brasileiro e voltou a ficar em vantagem.

Para piorar, o saque de Bellucci não estava afiado nesta terça-feira. O brasileiro acertou apenas 54% dos seus primeiros serviços. No meio do terceiro set, ele esteve perto de sofrer uma segunda quebra, que deixaria o espanhol muito perto da vitória.

Depois de se salvar, Bellucci foi buscar o empate. E chegou à vitória quebrando o saque do adversário, de novo sem precisar confirmar o seu, assim como no segundo set. Depois de muito sufoco, o brasileiro enfim comemorou sua sexta vitória em 16 jogos na temporada. E evitou o que seria a segunda derrota seguida em estreias, a sétima na temporada. 

Mas, na próxima rodada, o desafio deverá ser bem mais difícil. Seu rival sairá do jogo entre o russo Dmitry Tursunov e o espanhol David Ferrer, número 4 do mundo e principal favorito em Barcelona.