Topo

Bellucci vira contra russo e tem caminho "fácil" até final em Barcelona

Thomaz Bellucci se garantiu nas quartas de final do ATP 500 de Barcelona - EFE/Toni Albir
Thomaz Bellucci se garantiu nas quartas de final do ATP 500 de Barcelona Imagem: EFE/Toni Albir

Do UOL, em São Paulo

25/04/2013 08h41

O brasileiro Thomaz Bellucci se garantiu entre os oito melhores tenistas no ATP 500 de Barcelona, ao vencer na manhã desta quinta-feira o russo Dmitry Tursunov. O triunfo veio em três sets, de virada, com parciais de 4-6, 6-1 e 6-3. E, para Bellucci, vale sonhar: no caminho para uma possível decisão, ele não deve encarar nenhum tenista colocado entre os principais do mundo.

Nas quartas, ele encara o vencedor do duelo entre o eslovaco Martin Klizan, 31° do mundo, e o alemão Philipp Kohlschreiber, 21° do mundo. Apesar do ranking superior ao de Bellucci (44° no momento), ambos não tem tido consistência nos torneio nesta temporada.

Caso passe das quartas, Bellucci teria como adversário mais complicado na semifinal o argentino Juan Monaco, 20° do mundo, mas que costuma variar grandes jogos com derrotas inexplicáveis.Também poderá encarar Nicolás Almagro, 12° do mundo, mas que vem fazendo temporada apenas razoável, desde que caiu para David Ferrer, em virada incrível, no Aberto da Austrália.

Na partida desta quinta, Bellucci começou o primeiro set como tem sido constante em suas atuações na temporada: com ritmo mais baixo que o do rival. Foi forçado a defender cinco em sete break-points, sofreu cinco aces e não resistiu ao russo, que vinha embalado por vitória contra David Ferrer, o favorito deste lado da chave, no dia anterior. Vitória de Tursunov por 6-4.

Mas o brasileiro acordou no segundo set, assim como fez na partida de estreia, quando derrotou o espanhol Pablo Carreno-Busta. Fez três aces, salvou o único break-point que teve contra e quebrou três vezes o saque do russo. Com 80% de aproveitamento em seu primeiro-saque, não teve dificuldades para fechar a parcial em 6-1.

No set decisivo, Bellucci aproveitou os erros de Tursunov. O russo cometeu quatro dupla-faltas, e o brasileiro aproveitou para força-lo a defender nove break-points. Porém Bellucci conseguiu uma quebra, venceu a parcial por 6-3 e se garantiu nas quartas.