Topo

Nadal bate carrasco de brasileiro e segue em busca de 3ª taça em Madri

Do UOL, em São Paulo

08/05/2013 12h01

Rafael Nadal demorou para estrear, mas nesta quarta-feira finalmente o público de Madri pôde acompanhar uma partida do ídolo local. E ele não decepcionou: o ex-número um do mundo bateu o francês Benoit Paire, que havia eliminado o brasileiro João Souza, o Feijão, na primeira rodada, em dois sets. Com parciais de 6-3 e 6-4, Nadal conquistou o triunfo e segue em busca de sua terceira taça no Masters 1000 espanhol.

Foi a primeira partida de Nadal desde o ATP 500 de Barcelona, quando levou o título ao bater Nicolás Almagro na decisão, no dia 28 de abril. Diferentemente de barcelona, onde já levou oito vezes o título, na capital de seu país natal o espanhol tem histórico mais modesto: em 10 participações, só levou a taça em 2005 e 2010, e tem 25 vitórias contra oito derrotas no saibro local.

Já Paire somou sua 11ª derrota para um tenista top 10 na carreira, a quinta neste ano - e nunca venceu ninguém do topo do ranking. Não foi um agradável presente para o aniversariante do dia: o francês completou 24 anos nesta quarta.

A partida começou com pressão de Nadal. Depois de confirmar o game inicial, fez com que Paire tivesse que salvar dois break-points no game seguinte, antes de conseguir empatar a parcial.

O espanhol seguiu com a raquete pesada no saque, e conseguia fechar seus serviços de zero. Até que, no sexto game, Paire ainda salvou mais dois break-points, mas não resistiu e foi quebrado. A partir daí, Nadal só teve que confirmar seus saques para fechar em 6-3 e abrir um a zero.

O segundo set começou da mesma maneira: Nadal já forçou Paire a salvar novo break-point logo no primeiro game. O susto pareceu acordar o francês, que no terceiro game conseguiu, pela primeira vez no jogo, fechar seu saque sem sofrer pontos.

Logo depois, teve um break-point para quebrar Nadal. Porém o espanhol voltou ao jogo, salvou e levou o empate até o 9° game, quando quebrou novamente o francês.

No game seguinte, o espanhol até passou por aperto, mas acabou fechando e levando a parcial em 6-4, para garantir vaga nas quartas. Ele, agora, aguarda o vencedor do duelo entre seu compatriota Nicolás Almagro e o russo Mikhail Youzhny.