Topo

Federer cai para japonês e protagoniza segunda zebra em Madri

Do UOL, em São Paulo

09/05/2013 13h52

A falta de ritmo de jogo pesou, e Federer protagonizou a segunda grande zebra do Masters 1000 de Madri. Na tarde desta quinta-feira, o suíço foi derrotado pelo japonês Kei Nishikori em três sets, parciais de 6-4, 1-6 e 6-3, e está fora do torneio na capital espanhola. Na terça-feira, a zebra já havia dado as caras: Novak Djokovic caiu na estreia, ao perder para o búlgaro Grigor Dimitrov.

Antes da partida desta quinta, Federer só havia jogado uma partida em dois meses: a estreia no torneio, contra Radek Stepanek. Ele ficou sem entrar em quadra desde a queda em Indian Wells, em março, quando perdeu para Rafael Nadal nas quartas de final.

Já Nishikori venceu pela primeira vez Federer, e apenas pela quarta vez na carreira um tenista top 10 - foi derrotado 12 vezes. Ele, com o triunfo, alcança apenas pela terceira vez as quartas de final de um torneio da série Masters 1000: seu melhor resultado foi em Shangai, na China, em 2011, quando perdeu nas semifinais para Alexandr Dolgopolov.

No começo da partida, Federer confirmava seu saque com facilidade, enquanto Nishikori sofria nas mãos do suíço. A maré virou no quinto game, quando Nishikori surpreendeu e conseguiu a primeira quebra. 

A partir daí, o japonês apenas manteve seu saque, sem precisar forçar o jogo contra Federer, que abusou de erros. Nishikori fechou em 6-4.

O segundo set mostrou um Federer mais "aquecido", por assim dizer. Impondo um ritmo mais forte, não deu chance alguma a Kei. Logo no segundo game, o japonês teve que salvar dois break-points para não ser quebrado.

Mas nos dois games seguintes com o serviço Nishikori não resistiu: sempre esteve atrás no placar e, mesmo quando cosneguia buscar a igualdade, era quebrado no deuce. Federer venceu a parcial em fáceis 6-1.

Quando o ex-número um do mundo parecia a caminho da vitória, a zebra apareceu. No quarto game, Nishikori dominou, forçou erros de Federer e quebrou. Logo em seguida abriu 4 a 1. Manteve seu game seguinte e, com uma quebra no game decisivo, fechou em surpreendentes 6-2 a parcial, eliminando o atual campeão de Madri.

Nishikori, agora, enfrenta o espanhol Pablo Andujar, que aproveitou abandono do compatriota Daniel Gimeno-Traver e garantiu a vaga nas quaras de final na manhã desta quinta.