Topo

Com C. Ronaldo na torcida, Nadal vira com direito a "pneu"; Berdych elimina Murray

Do UOL, em São Paulo

10/05/2013 13h09

Na última quinta-feira, quando Rafael Nadal bateu Mikhail Youzhny e se garantiu nas quartas de final do Masters 1000 de Madri, teve que ouvir elogios da torcida feminina presente no complexo da capital espanhola: "Te queremos mais que a Cristiano Ronaldo." O astro português do Real deve ter ouvido falar dos gritos, porque resolveu comparecer ao duelo espanhol entre Nadal e David Ferrer nesta sexta-feira, e acabou vendo um belíssimo duelo, vencido pelo ex-número um do mundo em três sets, parciais de 4-6, 7-6(3) e 6-0.

A partida foi duríssima, e surpreendentemente tinha tudo para ser vencida por David Ferrer, tradicional freguês de Nadal - 18 derrotas contra apenas quatro vitórias. O atual número quatro do mundo foi muito mais agressivo na primeira parcial, quebrou o serviço do rival logo no quarto game e em seguida abriu 4 a 1.

Chegou a ser quebrado de volta, e viu Nadal empatar o set em 4 a 4. Mas voltou ao bom jogo, forçou erros de Nadal e quebrou no décimo game, para fechar em 6 a 4. A esperança de ganhar do compatriota pela primeira vez em dois anos e quatro meses crescia: o último triunfo foi no Aberto da Austrália de 2011.

O segundo set deu o tom de emoção da partida: foram incríveis seis quebras nos primeiros dez games. Só que o drama de Ferrer começou a surgir no 9° game: cometeu duas duplas-faltas e, no ponto final da quebra de Nadal, cometeu um erro não-forçado, jogando a bola na rede.

Ele até se recuperou, e a igualdade levou ao tie-break. Aí Nadal mostrou porque Ferrer é seu freguês: conseguiu um mini-break logo no primeiro saque do rival e fez 7 a 3 sem dificuldades.

Ferrer, então, sentiu o baque. Perdeu totalmente o controle da partida e qualquer ímpeto: chegou até a abandonar uma jogada no meio, em que Nadal simplesmente jogou a bola para o alto e Ferrer deixou cair no fundo de quadra, sem esboçar resposta.

O final foi óbvio: um "pneu". Nadal fechou em 6 a 0, com o último game sendo uma quebra, na qual virou um 40-15.

Ferrer segue como freguês, e principalmente no saibro: só bateu Nadal nesta superfície uma vez, em 2004, no primeiro encontro entre ambos - em Stuttgart. Já Nadal tem caminho aberto para a decisão: ele enfrente na semifinal, no próximo sábado, o vencedor do duelo entre Pablo Andujar e Kei Nishikori.

Nadal busca seu terceiro título em Madri, torneio vencido por ele em 2005 e 2010. Foi a 43ª vitória seguida dele em quartas de final em torneio no saibro.

Berdych elimina Murray

A zebra novamente apareceu no Masters 1000 de Madri e mais um favorito foi eliminado. Tomas Berdych se classificou às semifinais do torneio ao vencer o número 3 do ranking Andy Murray por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7/3) e 6/4.

Berdych agora vai enfrentar o vencedor do duelo entre o suíço Stanislas Wawrinka e o francês Jo-Wilfried Tsonga que se enfrentam ainda nesta sexta-feira.

CRISTIANO RONALDO ACOMPANHA PARTIDA NO MASTERS 1000 DE MADRID

  • O torcedor ilustre da partida entre Rafael Nadal e David Ferrer foi o astro do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, que aproveitou folga no clube da capital espanhola e levou a namorada Irina Shayk para assistir ao duelo espanhol.