Topo

Federer atropela italiano em 51 min na estreia e avança em Roma

Federer mostra concentração durante o saque na partida contra o italiano Potito Starace - Andreas Dolaro/AFP
Federer mostra concentração durante o saque na partida contra o italiano Potito Starace Imagem: Andreas Dolaro/AFP

Do UOL, em São Paulo

14/05/2013 15h32

Roger Federer nem precisou de muito esforço para passar pela estreia no Masters 1000 de Roma. Em apenas 51 minutos de partida, o suíço atropelou o italiano Potito Starace em dois sets, parciais de 6/1 e 6/2.

O terceiro melhor jogador da atualidade avançou para as oitavas de final e tenta se recuperar no saibro após cair de forma surpreendente nas oitavas de final do Masters 1000 de Madri para o japonês Kei Nishikori.

Federer ainda busca seu primeiro título no ano. O último troféu foi o Masters 1000 de Cincinnati, em agosto de 2012. De lá para cá, Federer disputou nove torneios e nem sequer chegou a uma final. O suíço já vem sendo criticado por seu desempenho neste ano.

Mas nesta terça-feira não deu qualquer chance ao adversário e precisou de apenas 19 minutos para vencer o primeiro set. O suíço mostrou muita intensidade e golpes com profundidade. Starace, que confirmou apenas o primeiro game no serviço, até tentou se recuperar no fim e conseguiu dois breaks points. Mas o suíço salvou e venceu a parcial.

Se o primeiro set foi um passeio, o segundo começou com uma batalha. O italiano começou sacando e teve muito trabalho para salvar três break points. Mesmo assim, não resistiu e teve o saque quebrado.

A partir daí, Federer assumiu o total controle da partida. O suíço mostrou um jogo solto com muita velocidade, abusou das bolas altas e dos winners para ampliar a vantagem e fechar em um tranquilo 6/2.

Berdych avança às oitavas

Outro cabeça de chave não teve dificuldades para avançar às oitavas de final. Número 6 do ranking mundial, o tcheco Tomas Berdych não precisou mais do que 1h07 para vencer Denis Istomin por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/0.