Topo

Nadal evita vingança de compatriota, mantém freguesia e está na semifinal de Roma

Do UOL, em São Paulo

17/05/2013 14h42

Há uma semana, David Ferrer teve uma chance de ouro para bater seu compatriota Rafael Nadal, e em casa: no Masters 1000 de Madrid, abriu um set a zero e dominava a segunda parcial, quando "amarelou" e levou a virada, com direito até a 'pneu". Nesta sexta-feira, agora em Roma, nova chance: apesar de perder o primeiro set, jogou um tênis de primeiro nível na segunda parcial, mas novamente sucumbiu na hora de decidir e caiu. Nadal se garantiu nas semifinais com vitória por 6-4, 4-6 e 6-2 

Assim, se mantém a freguesia: são 20 vitórias para Nadal, contra apenas quatro de Ferrer, que saiu derrotado dos últimos seis duelos. No saibro a situação é ainda pior para Ferrer - na superfície, ele só bateu Nadal no primeiro confronto entre anos, no longínquo ano de 2004, em Stuttgart.

A partida foi longa. Ambos especialistas no saibro, o piso mais lento do tênis, eles travaram diversas trocas de bola longas. Assim, a disputa culminou em jogo de 2h45min.

O primeiro set foi de Nadal. ambos começaram confirmando seus serviços com dificuldade, até que o ex-número um do mundo conseguiu forçar Ferrer a erros e quebrou o quinto game.

A partir daí, todo game foi longo. Sempre com deuces, tanto Nadal como Ferrer iam mantendo o serviço. E nada mudou até o final do set. Nadal conseguiu confirmar em 6-4 e começou a partida na frente, após 1h02min.

Mas o jogo mudou na segunda parcial. Ferrer voltou mais agressivo, Nadal não conseguiu impôr seu jogo e foi dominado. Após salvar dois break-pontis no primeiro game, Ferrer quebrou o rival no segundo. Voltou a quebrar no quarto e abriu 4 a 0.

Em seguida, Nadal recuperou uma das quebras, mostrando o quanto o jogo estava disputado. Depois, conseguiu virar um 0-40 e diminuiu. Quando Ferrer sacaria para fechar o jogo, no 5-3, "amarelou". Apesar disso, não se abalou, quebrou Nadal no seguinte e levou o set.

A vibração da torcida com o tênis que apresentava, além de todo o apoio de seu técnico, que gritava nas arquibancadas, não foram o suficiente, porém, para Ferrer manter o alto nível de tênis que apresentou na segunda parcial.

Nadal já começou salvando dois break-points em seu saque. Porém, foi o único momento tenso para ele. Confirmando seu serviços, ele só foi sofrer novamente no sexto game, quando confirmou e abriu 5 -1. Para isso, contou com uma bola espetacular de esquerda, que deixou Ferrer "perdido" em quadra, mesmo após erros bobos de Nadal, como um voleio para fora com a quadra livre.

Depois de ver o "freguês" diminuiu para 5 a 2, Nadal só precisou manter seu serviço. Venceu por 6 a 2 e, agora, encara Tomas Berdych na semifinal. Ele já levou o troféu no Foro Italico seis vezes na carreira.

DJOKOVIC SOFRE VIRADA E VÊ FREGUESIA SER ENCERRADA

  • Se na última semana, em Madri, Novak Djokovic foi eliminado já na estreia (pelo búlgaro Grigor Dimitrov), desta vez ele conseguiu chegar às quartas de final. Mas falhou novamente e caiu cedo no Masters 1000 de Roma. Na manhã desta sexta-feira, ele foi eliminado, de virada, para o tcheco Tomas Berdych, parciais de 2-6, 7-5 e 6-4.

    Berdych, por sua vez, deu uma "pausa" na freguesia contra Djokovic. Foi o 15° duelo entre os dois, mas apenas a segunda vitória do tcheco, que havia perdido as 11 partidas anteriores, além de outras duas.