Topo

Federer vence francês e faz clássico com Nadal na final de Roma

Do UOL, em São Paulo

18/05/2013 16h39

A final do Masters 1000 de Roma terá um clássico para a alegria dos amantes do tênis. Sem muitas dificuldades, Roger Federer venceu o francês Benoit Paire por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7/5) e 6/4, e vai enfrentar o espanhol Rafael Nadal na grande decisão deste domingo.

Federer e Nadal vão escrever mais um capítulo de uma das maiores rivalidades da história do tênis. Os dois já se enfrentaram 29 vezes, e Nadal tem larga vantagem sobre o suíço. São 19 vitória contra dez do adversário.

A última vez que duelaram foi nas quartas de final do Masters 1000 de Indian Wells deste ano. O espanhol levou a melhor e acabou como o campeão do torneio.

Apesar de ter protagonizado várias finais inesquecíveis, a dupla se encontra em uma decisão pela primeira vez em dois anos. A última foi em Roland Garros, em 2011. Nadal mais uma vez ficou com o troféu.

Diante de Paire neste sábado, Federer teve dificuldades no primeiro set. O suíço levou um susto ao não suportar a pressão do francês e ter seu saque quebrado, quando o jogo estava empatado em 3 a 3. Mas não se abalou e no game seguinte recuperou a quebra depois de o rival salvar dois break points.
 
A parcial só foi decidida no tie-break em que os tenistas sacaram mal e praticamente conseguiram seus pontos no serviço do adversário. Com um lindo smash, Federer fechou o tie-break e venceu o primeiro set em 52 minutos.
 
O segundo set foi mais fácil para o tenista que é considerado por muitos o melhor de todos os tempos. Logo no terceiro game, Paire abusou dos erros bobos e cometeu duas duplas faltas seguidas, dando a quebra do adversário. A partir daí, o suíço precisou apenas administrar o resultado e vencer seus games de serviço para ir à final.

Nadal atropela Berdych e vence 47ª semifinal seguida no saibro

  • AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS

    Rafael Nadal é o "rei de Roma", pelo menos no tênis. Ou, no mínimo, até o próximo domingo, quando disputará a final do Masters 1000 local em busca de seu sétimo título na capital italiana. Além disso, caminha a cada torneio para se tornar o melhor jogador no saibro em todos os tempos. Pela 47ª vez seguida, neste sábado, ele se saiu vencedor de uma semifinal na superfície, ao bater facilmente o tcheco Tomas Berdych em dois sets: 6-2 e 6-4.

    O espanhol só perdeu uma semifinal no saibro uma vez na carreira, em 2003, quando caiu para o compatriota Carlos Moya em Umag. Além disso, aumentou a freguesia contra Berdych: venceu pela 13ª vez seguida o rival, para quem só perdeu três vezes.