Topo

Federer luta contra freguesia e boa fase de Nadal: "Alguém tem que detê-lo"

Nadal e Federer protagonizam uma das maiores rivalidades da história do tênis - AP Photo/Sarah Ivey
Nadal e Federer protagonizam uma das maiores rivalidades da história do tênis Imagem: AP Photo/Sarah Ivey

Do UOL, em São Paulo

19/05/2013 06h02

Roger Federer é apontado como o melhor tenista de todos os tempos e quebrou recordes atrás de recordes na carreira. Mas ainda tem algo que o desafia: enfrentar Rafael Nadal. O suíço vai encontrar o rival histórico na final do Masters 1000 de Roma, neste domingo, e decreta: “alguém tem que detê-lo”.

"Espero que desta vez eu tenha uma chance melhor do que em Indian Wells, onde as coisas foram um pouco difíceis para mim. Ele teve um retorno incrível, por isso estou muito feliz por ele. Mas alguém tem que detê-lo, então eu espero que seja eu”, disse, à ATP.

Rafael Nadal vive fase especial desde que voltou às quadras após mais de nove meses parado vítima de lesão no joelho esquerdo. O espanhol disputou oito torneios, incluindo Roma – Chile, São Paulo, Acapulco, Barcelona, além dos Masters 1000 de Indian Wells, Monte Carlo, Madri.

Chegou à final em todos. Só não levou os títulos no Chile e em Monte Carlo. Neste domingo, pode levar mais uma taça para sua estante.

Federer sabe que a tarefa será árdua. Além da boa forma do rival, o suíço ainda não conquistou títulos em 2013 e não levanta um troféu desde agosto do ano passado, quando venceu o Masters 1000 de Cincinatti.

Para piorar, o retrospecto não é nada animador para ele. Os dois se enfrentaram no piso de saibro 14 vezes na carreira. Foram nada menos que 12 vitórias de Nadal. "Eu sei que ele não me dá muita chance no saibro. Ele tem um top spin incrível”.

"Ele é o melhor motor no saibro de todos os tempos, no máximo Top 2 com Bjorn Borg. Por isso é difícil de jogar contra ele. Mas eu já fiz isso antes e posso colocá-lo sob pressão ", disse.

Em toda a carreira, os dois já se enfrentaram 29 vezes, e Nadal tem larga vantagem sobre o suíço. São 19 vitória contra dez do adversário.A última vez que duelaram foi nas quartas de final do Masters 1000 de Indian Wells deste ano. O espanhol levou a melhor e acabou como o campeão do torneio.

Apesar de ter protagonizado várias finais inesquecíveis, a dupla vai se encontrar em uma decisão pela primeira vez em dois anos. A última foi em Roland Garros, em 2011. Nadal mais uma vez deixou o jogo mais feliz.