Topo

Com dificuldades, Nadal estreia com vitória na busca pela 8ª taça em Roland Garros

Do UOL, em São Paulo

27/05/2013 11h24

Foi mais sofrido do que o esperado e do que o placar mostra, mas Rafael Nadal confirmou o favoritismo e estreou com vitória em sua busca pelo 8° título em Roland Garros, o segundo Grand Slam do ano. Ele bateu o alemão Daniel Brands por 3 sets a 1, parciais de 4-6, 7-6(4), 6-4 e 6-3, nesta segunda-feira, em jogo no qual sofreu com os fortes golpes do rival.

Nadal, assim, continua com apenas uma derrota na história nas quadras de Roland Garros - a histórica vitória de Robin Soderling nas oitavas de final em 2009. Em 2012, em campanha incrível, só perdeu um set, na decisão, para Novak Djokovic.

Aquela partida contra Soderling, aliás, pautou uma declaração de Nadal após a vitória desta manhã: "Esta partida foi a que mais lembrou aquela contra Soderling", disse o espanhol, mostrando a dificuldade do jogo.

Na partida desta segunda, o espanhol pareceu não esperar o bom jogo de Brands, apenas o 59° colocado no ranking mundial. O alemão acertou 83% nos pontos de segundo serviço no primeiro set, marca acima da média e que definiu a parcial, já que Nadal sofria para colocar na quadra os saques de Brands.

O jogo estava parelho até o oitavo game, quando Nadal chegou a abrir 15-40 no saque do rival. Mas Brands mostrou força e virou, para no game seguinte quebrar o melhor jogador no saibro do mundo.

A quebra veio com uma dupla-falta de Nadal, que mostrou o nervosismo do espanhol - talvez pela estreia, apesar de todas as taças lá conquistadas anteriormente. Brands confirmou seu saque seguinte e levou por 6-4.

O segundo set começou da mesma maneira: belos winners de Brands (que anotou 51 na partida, contra 40 de Nadal) e bom aproveitamento de saque. Só que Nadal soube controlar a "pancadaria" alemã e levou o set para o tie-break.

Lá, novo desespero: viu o rival abrir 3 a 0. Mas mostrou porque manda em Roland Garros - virou em 5 a 4 e, com dois mini-breaks, levou o desempate por 7 a 4 e empatou o jogo.

A partir daí, sim, Nadal foi Nadal. Tanto no terceiro como no quarto set quebrou logo no primeiro game o saque de Brands. Começou a controlar o saque do rival (que teve 10 aces) e forçou diversos erros de Brands: o alemão teve 53 erros não-forçados, contra apenas 26 do espanhol.

Com belas bolas de direita, uma de suas marcas, controlou o jogo até o final e venceu por 3 a 1, abrindo bem sua busca por novo título.

Nadal, agora, encara o eslovaco Martin Klizan, que derrotou o americano Michael Russell por 2 sets a 1 e abandono. Russell, aliás, é parte marcante da história brasileira em Roland Garros: em 2001, ele quase eliminou e acabou com o sonho do tricampeonato de Gustavo Kuerten na França.

Nas oitavas de final, Russell abriu 2 sets a 0 em Guga, e teve um match-point no 3°. Só que o brasileiro conseguiu virar e, para comemorar o "milagre", desenhou um coração na quadra, talvez seu gesto mais marcante em Roland Garros.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com dificuldades, Nadal estreia com vitória na busca pela 8ª taça em Roland Garros - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte