Topo

Bruno Soares salva jogo "perdido", conta com abandono e Brasil está nas semis em Paris

Bruno Soares e Alexander Peya estão nas semifinais de duplas em Paris - EFE/P Perusseau
Bruno Soares e Alexander Peya estão nas semifinais de duplas em Paris Imagem: EFE/P Perusseau

Do UOL, em São Paulo

05/06/2013 07h52

O jogo parecia perdido. O primeiro set foi desastroso para a dupla formada por Bruno Soares e pelo austríaco Alexander Peya. Na segunda parcial, a dupla polonesa Marcin Matkowski e Mariusz Fyrstenberg dominava o jogo até o 9° game. Aí, o jogo desta quarta-feira mudou. E o Brasil terá um representante nas semifinais em Roland Garros, após vitória de virada por 1-6, 6-4 e 3-1(ab.).

Eles contaram, também, com o abandono da dupla polonesa, no terceiro set, após lesão de Fyrstenberg, com dores nas costas. A sobrevivência do brasileiro na chave de duplas mostra a ótima fase de Bruno Soares: candidato forte a melhor tenista do país desde a aposentadoria de Gustavo Kuerten, ele busca igualar Guga e se tornar o segundo do país a sair de Paris com a taça.

Soares já lucra em Paris: na próxima semana, ele aparecerá entre os 10 primeiros do mundo no ranking de duplas. Ele e Peya formam a segunda melhor dupla do ano no circuito da ATP até o momento.

No jogo desta quarta, a dupla começou mal: levaram 13 pontos diretos de devolução de saque, só responderam da mesma maneira uma vez e acabaram quebrados três vezes. O resultado não podia ser outro: derrota por 6-1, em apenas 19 minutos.

O segundo set começou da mesma maneira: melhor jogo da dupla polonesa, mas com o brasileiro e o austríaco conseguindo confirmar seus serviços com dificuldades. Até que, no 9° game, a maré virou: apesar de ficarem atrás no deuce, conseguiram salvar a vantagem da dupla adversária, viraram e passaram à frente na parcial.

Então, foi só confirmar o game seguinte para, com 6-4, igualar o jogo e continuar vivo em Roland Garros. Foram 18 pontos em bolas de saques do rival, contra apenas uma sofrida.

A decisiva parcial começou com domínio de Soares/Peya, Após conseguir vantagem de 3 a 1, a decisão polonesa facilitou as coisas: dores nas costas de Fyrstenberg, que optou por deixar o jogo. O Brasil volta às semifinais de Roland Garros, e com reais chances de título.

O problema: há chance da dupla adversária ser Bob e Mike Bryan, considerada a melhor da história e melhores do ano na ATP. Os americanos enfrentam os espanhóis David Marrero e Fernando Verdasco na luta pela vaga.

MELO SE VINGA DE SOARES E ESTÁ NAS SEMIS DE DUPLAS MISTAS

  • O segundo duelo brasileiro em dois dias em Paris teve vencedor diferente nesta quarta-feira. Marcelo Melo “se vingou” da derrota nas duplas masculinas para Bruno Soares e, desta vez, conseguiu avançar na chave de duplas mistas.

    Ao lado da americana Liezel Huber, Melo fez duplo 6-4 na dupla Soares/Lisa Raymond. O mineiro, agora, enfrenta a dupla tcheca Lucie Hradecka e Frantisek Cermak nas semifinais.

    A partida foi equilibradíssima, e detalhes deram a vitória a Melo/Huber. Eels conseguiram três quebras, contra apenas uma de Soares/Raymond. Soares, agora, se foca na semkifinal de duplas masculina.