Topo

Djokovic elimina "vovô" e alcança 12ª semifinal seguida em Grand Slams

Do UOL, em São Paulo

05/06/2013 13h41

Novak Djokovic já ganhou um Grand Slam neste ano, na Austrália, mas não faz uma grande temporada nos torneios de outro nível. Em Masters 1000, por exemplo, coleciona quatro eliminações, sendo que uma, em Miami, foi para o alemão Tommy Haas. Nesta quarta, ele teve a oportunidade de se vingar do "vovô" de 35 anos, e conseguiu: com parciais de 6-3, 7-6(5) e 7-5, o número um do mundo alcançou pela 12ª vez seguida uma semifinal de Grand Slam.

Ele também acabou com a "festa" de Haas, que ao disputar esta quarta de final se tornou o mais velho a chegar nesta fase em um Grand Slam desde Andre Agassi, em 2005. O alemão também se tornou o tenista que mais tempo precisou para alcançar as quartas em Paris: foram 12 tentativas até chegar.

Djokovic, por sua vez, tentará evitar o oitavo título de Nadal no saibro parisiense: encara o espanhol em uma semifinal que promete ser épica. Ele busca seu primeiro título em Roland Garros, mas já conseguiu o improvável neste ano: bateu Nadal na superfície preferida do espanhol na final do Masters 1000 de Monte Carlo.

A partida começou disputada, sem Haas deixar Djokovic se impôr. Porém, no sétimo game, isso mudou: a primeira quebra do sérvio ocorreu, na base da "pancadaria": foram quatro aces de Djokovic no set.

Dessa maneira, quebrou novamente no 9° game e fechou em 6-3. A prova da disparidade de força dos golpes veio no número de bolas vencedoras: 18 a 4 para Djoko.

A segunda parcial foi vencida da mesma maneira: 24 winners contra oito, seis aces contra um. Porém, surpreendentemente, Haas conseguiu levar o jogo para o tie-break.

Só que lá não aguentou a força de Djokovic e caiu por 7 a 5. Além de receber bolas pesadas, Haas também errou bastante: 16 erros não-forçados, contra apenas seis do rival.

O set final foi ainda mais emocionante. Djokovic conseguiu uma quebra no terceiro game, mas Haas devolveu logo em seguida. Depois, em vantagem por 5 a 4, o sérvio teve o saque nas mãos para fechar o jogo, mas falhou. Porém, quebrou em seguida, e não disperdiçou nova chance de vencer: 7-5 e agora aguarda Nadal nas semifinais.