Topo

Na volta da faixa de cabeça, Federer passeia em estreia do ano na grama

12.jun.2013 - Roger Federer durante sua estreia na chave de simples em Halle, contra Cedrik-Marcel Stebe - AP Photo/Martin Meissner
12.jun.2013 - Roger Federer durante sua estreia na chave de simples em Halle, contra Cedrik-Marcel Stebe Imagem: AP Photo/Martin Meissner

Do UOL, em São Paulo

12/06/2013 13h51

Desde que Roger Federer surgiu no circuito profissional da ATP, em 1998, é muito raro vê-lo sem sua tradicional faixa de cabeça. Em todos os momentos marcantes da carreira do suíço ela estava lá, e se tornou uma das marcas de Federer. Porém, na última segunda-feira, ele a abandonou ao jogar a chave de duplas ao lado de Tommy Haas no torneio de Halle, na Alemanha. Só que a dupla formada pelos experientes jogadores foi derrotada (2 sets a 1 para a dupla formada por Jurgen Melzer e Philipp Petzschner), e Federer deve ter sentido que dava azar jogar sem o objeto.

Então, nesta quarta-feira, o suíço voltou com seu visual tradicional, para o duelo contra o alemão Cedrik-Marcel Stebe. E teve sorte: passeou contra o dono da casa e se classificou para as quartas de final de Halle em sets diretos: 6-3 e 6-3. Foi a primeira partida de Federer na grama em 2013, no início de sua preparação para o torneio de Wimbledon, o terceiro Grand Slam do ano.

Federer foi vice-campeão em Halle em 2012, quando perdeu a decisão para Tommy Haas. Eles podem se enfrentar nas semifinais neste ano, e são os melhores ranqueados a disputar a competição, junto com o francês Richard Gasquet.

A estreia de Federer foi tranquila. Logo no primeiro game, ele quebrou facilmente os erviço de Stebe, número 166 do mundo. A quebra se repetiu no quinto game. O suíço, então, pareceu acreditar na facilidade da partida, se desconcentrou, perdeu seu saque e se viu ameaçado em 5-3. Porém, o baque o fez acordar e, no game seguinte, quebrou o rival novamente para fechar em 6-3 com 33 minutos de jogo.

Na segunda parcial, Federer quebrou novamente na primeira vez que Stebe foi ao saque e abriu 3 a 0. com ótimo aproveitamento de saque, manteve seu serviço para abrir 4 a 1 e teve dois break-points no game seguinte, mas acabou derrotado. 

Porém, foi só confirmar seu game de saque seguinte, sem dificuldade alguma, para vencer por 6-3. Federer, atual número 3 do mundo, agora encara outro alemão, Mischa Zverev, n° 156 do ranking, por uma vaga nas semifinais do ATP 250.

  • No torneio de duplas, Federer jogou sem a tradicional faixa na cabeça ao lado de Tommy Haas.