Federer bate amigo, vinga derrota em final de 2012 e tenta 1° título do ano em Halle
Foi um duelo entre amigos, que jogaram juntos na chave de duplas do torneio, mas também foi uma vingança pessoal de Roger Federer, que havia sido derrotado por Tommy Haas na decisão do torneio de Halle há um ano. Na manhã deste sábado, o suíço vingou aquele tropeço, venceu de virada o companheiro e avançou para a decisão na Alemanha, para tentar, enfim, seu primeiro título em 2013.
Federer passou de virada por Haas em 1h38min. de jogo: 3-6, 6-3 e 6-4. O atual número 3 do mundo, agora, encara o russo Mikhail Youzhny, que venceu o francês Richard Gasquet, também neste sábado, por 2 sets a 0 - o suíço lidera o confronto direto contra Youzhny por 14 a 0. Federer disputará sua segunda final no ano: chegou à decisão apenas no Masters 1000 de Roma, quando foi atropelado por Rafael Nadal em dois sets.
A vitória também aumentou a freguesia do experiente Haas em duelos contra Federer. Foi a nona derrota em 10 jogos. O único triunfo alemão foi exatamente na final de Halle em 2012.
A vaga na decisão veio na base dos aces. Federer soube usar a grama alemã para sacar forte e complicou o jogo de Haas. Mas só a partir do segundo set. No primeiro, o alemão deu mostras de que continuaria a lutar pelo segundo título consecutivo em casa.
Após salvar um break point logo no primeiro game, Haas se recuperou e quebrou Federer no sexto, para abrir 4 a 2, apesar de dois aces do suíço. Depois, salvou dois breaks de Federer no game final e fechou em 6-3.
A segunda parcial trouxe a mudança na tônica da partida. O suíço quebrou o rival logo no segundo game e só precisou confirmar seus serviços até o 9°, quando Haas conseguiu salvar dois set points, mas não resistiu ao terceiro e viu o jogo ser empatado.
O set decisivo trouxe um Federer mais confiante em sue jogo, algo que não apareceu muito em 2013. Após começar atrás, quebrou Haas logo no 3° game, de zero, aproveitando duas duplas-faltas do rival.
Federer virou um 0-30 no game seguinte e abriu 3 a 1. Depois, foi a vez de Haas sair de situação complicada e ganhar um game: chegou a estar com 15-40. Cada tenista conseguiu, a partir de então, manter seus serviços, jogo perfeito para o ex-número um do mundo, que assim garantiu vaga na decisão com 6-4 no set final.
Foram 15 aces de Federer, que ainda contou com nove duplas-faltas de Haas. O suíço tentará seu sexto título na grama de Halle: levantou a taça na Alemanha em 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008. Foi vice em 2010 e 2012.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.