Topo

Federer vira contra freguês e encerra seca com hexa na Alemanha

Roger Federer sorri ao levantar a taça do torneio de Halle, sua primeira conquista no ano - AFP PHOTO / CARMEN JASPERSEN
Roger Federer sorri ao levantar a taça do torneio de Halle, sua primeira conquista no ano Imagem: AFP PHOTO / CARMEN JASPERSEN

Do UOL, em São Paulo

16/06/2013 11h25

Foram necessários cinco meses e 16 dias, mas Roger Federer finalmente levantou uma taça em 2013. Neste domingo, a seca do suíço foi encerrada com um triunfo de virada na decisão do torneio de Halle, na Alemanha, sobre o russo Mikhail Youzhny: 2 sets a 1, parciais de 6-7(5), 6-3 e 6-4.

Ao finalmente conquistar uma taça, 2013 se tornou o ano em que Federer mais demorou para se tornar campeão desde 2001, ano de sua primeira conquista. Anteriormente, a maior demora do suíço havia acontecido em 2009, quando só ganhou um título em maio. Ele não ganhava um torneio desde Cincinatti, nos EUA, em agosto de 2012.

Desde que Federer venceu Tommy Haas na semifinal, no sábado, e ficou sabendo que encararia Youzhny na decisão, ficou óbvio que se tratava da grande chance de título no ano. O russo é o que se pode chamar de freguês de Federer: foi o 15° confronto entre eles, todos com triunfo do ex-número um do mundo. A freguesia é tão grande que o set vencido por Youzhny na decisão foi apenas o quarto que o russo ganhou contra Federer na história. 

Já Federer volta a ganhar Halle após cinco anos. Campeão na grama alemã em 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008, ele foi vice em 2012, quando perdeu para Haas na final. 

O jogo

A partida começou com pinta de vitória fácil para Federer, que conseguiu um 0-40 logo no primeiro game. Porém, Youzhny se recuperou e confirmou seu serviço, após salvar quatro break-points. Federer, em seguida, fechou seu saque de zero. Teve um break contra no quarto game, e viu o russo ter um set-point no 12°, mas salvou ambos e levou o set para o tie-break.

Lá, Youzhny teve mais breaks e conseguiu fechar em 7 a 5. O set foi tão disputado que esses dois pontos a mais no desempate foram a exata diferença de pontos conquistados em todo o set: 48 a 46 para o russo.

No segundo set, Federer percebeu que ou começava uma virada, ou continuaria sem título em 2013. Fechou seus serviços sem sofrer pontos no 1° e no 5° game, até que conseguiu quebrar, de zero, o saque de Youzhny no 8°. 

Fechou com facilidade o seguinte e ganhou a parcial por 6 a 3, empatando a final. Federer anotou três aces e não sofreu nenhum, aproveitando 66% de seus primeiros serviços, contra apenas 46% do rival. Ele também não precisou salvar nenhum break durante o set.

Finalmente, a taça

Federer, então, passou a controlar o jogo. Com dois aces, fechou de zero o quarto game, mostrando seu domínio. E este domínio foi comprovado no sétimo game, quando soube aproveitar três break points para quebrar Youzhny.

Com mais cinco aces em todo o set, fechou o game decisivo novamente sem levar pontos do freguês, e conquistou o título com um 6-4.

O hexacampeonato (não consecutivo) em Halle representa, também, o 77° título da carreira do suíço (14° na grama) e, quem sabe, uma motivação extra para Wimbledon, que começa no próximo final de semana. Federer é o atual campeão do terceiro Grand Slam do ano.

  • Federer e Youzhny posam com as taças de campeão e vice em Halle.