Topo

Aos olhos da namorada e de autora de Harry Potter, Djokovic vence estreia

Do UOL, em São Paulo

25/06/2013 12h26

Diferentemente de Rafael Nadal, que caiu na primeira rodada para o belga Steve Darcis,o sérvio Novak Djokovic não deu chance à zebra e venceu em sua estreia em Wimbledon nesta terça-feira. O número um do mundo passou sem dificuldades, em sets diretos, pelo alemão Florian Mayer: 6-3, 7-5 e 6-4.

A vitória teve uma homenageada especial: a bela namorada do sérvio, Jelena Ristic, que esteve nas arquibancadas da quadra central de Wimbledon para acompanhar Djokovic. Além dela, outra torcedora especial: J.K. Rowling, autora da série de livros infantis Harry Potter, que mora em Londres e assistiu não só ao jogo de Djoko, como também de Serena Williams, que atuou na quadra central antes do sérvio. 

A partida foi extremamente tranquila para o número um do mundo, que também foi o responsável por eliminar Mayer em Wimbledon em 2012, nas quartas de final. Aliás, aquela era a última vitória de Djokovic em Wimbledon antes desta terça, já que caiu nas semifinais de 2012 para Roger Federer.

O sérvio, agora, encara o americano  Bobby Reynolds, que bateu o compatriota Steve Johnson, também nesta terça, em cinco sets.

O primeiro set foi um sinal do que seria o jogo. Djokovic abriu 3 a 0 em apenas oito minutos, para depois vencer a parcial por 6-3 em rápidos 28 minutos. Ele conquistou 81% dos pontos no primeiro serviço e 88% em seu segundo serviço, contra apenas 31% de Mayer. Em bolas vencedoras, Djokovic venceu por 13 a 5, mostrando o domínio.

A segunda parcial foi a mais disputada. Mayer chegou a salvar sete chances de quebra de Djokovic no 3° game, que durou quase 10 minutos. Depois, o alemão teve uma chance de quebra no sexto game, mas desperdiçou.

O game fez falta para Mayer, que acabou quebrado no 11° game, quando Djokovic venceu a troca de bolas mais bonita do jogo, com diversas subidas à rede e bolas na linha. Foi com uma bola duvidosa, inclusive, que Djoko venceu o game - do qual saiu sorrindo após o lindo ponto.

Mayer até teve aproveitamento melhor em seus saques, mas Djoko soube forçar mais o jogo e ganhou 15 pontos em boas vencedoras, contra 12 do rival, para fechar em 7-5. Novamente os pontos em segundo serviço foram o diferencial: o sérvio aproveitou 86%, contra apenas 47% de Mayer.

O set decisivo voltou a ser  fácil. Djokovic quebrou logo no primeiro game, embalado pela vitória no anterior, e depois só precisou controlar seus saques. Novamente venceu mais pontos em bolas vencedoras (6 a 3) e fechou o jogo em 6-4.

  • Jelena Ristic, namorada de Novak Djokovic, acompanha partida do número um do mundo em Wimbledon.