Topo

Wimbledon tem 'quarta negra' com zebras e queda de ex- líderes do ranking

Do UOL, em São Paulo

26/06/2013 18h31

Eles já tiveram seus tempos de glória e ocupam o seleto grupo de tenistas que estiveram no topo do ranking mundial. Mas nesta ‘quarta-feira negra’ viveram o outro lado da moeda no torneio de Wimbledon.

O dia na competição de tênis mais tradicional do mundo foi marcado por grandes zebras e pela queda precoce de ex-números 1 do mundo.  Foram sete eliminados no total e nem o heptacampeão Roger Federer, considerado por muitos o melhor da história, foi poupado.

O caminho para o suíço conquistar o oitavo título parecia aberto após a eliminação de Rafael Nadal ainda na primeira rodada. Mas ele seguiu o mesmo destino de seu algoz ao cair na segunda rodada para o desconhecido ucraniano Sergiy Stakhovsky, número 116 do ranking.

O australiano Lleyton Hewitt também já atingiu o ápice da carreira em novembro de 2001 e levantou um troféu na grama londrina em 2002. Neste ano, o veterano não teve a mesma sorte e caiu na segunda rodada em quatro sets para o alemão Dustin Brown.

No feminino, a rodada foi ainda mais devastadora. Sobrou até para Maria Sharapova, também campeã do torneio e número 1 até o ano passado. Ela caiu para a portuguesa Michelle Larcher de Brito em sets diretos: 6-3 e 6-4. A jovem ocupa apenas a 131ª colocação do ranking mundial e nunca havia passado da segunda rodada.

Caroline Wozniacki já terminou no topo do ranking por dois anos seguidos, mas continuará com sua sina de nunca ter conquistado um Grand Slam. Nesta quarta-feira, ela perdeu para a tcheca Petra Cetkovska. Cetkovska é apenas a 196ª do mundo e venceu por 2 sets a 0, com parciais de duplo 6/2.

Outra musa, Ana Ivanovic também foi desbancada. A bela sérvia que atingiu o ápice da carreira em 2008 foi derrotada pela canadense Eugenie Bouchard por duplo 6/3.  

No mesmo ano em que Ivanovic alcançou o topo do ranking, outra sérvia atingiu o mesmo feito. Nesta quarta-feira, Jelena Jankovic teve o mesmo triste destino e caiu diante de sua compatriota Vesna Dolonc por 7/5, 6/2.

A tenista bielorrussa Victoria Azarenka foi mais uma que não tem chances de conquistar Wimbledon neste ano. A ex-número 1 do mundo foi obrigada a desistir do torneio londrino devido a uma lesão no joelho direito. Assim, a italiana Flavia Penetta passou para a terceira rodada.

Zebra faz mais uma vítima, e Federer cai na 2ª rodada de Wimbledon

  • Anja Niedringhau/AP

    Roger Federer foi mais uma vítima da zebra que ronda os favoritos no torneio de Wimbledon. Depois de Rafael Nadal e Maria Sharapova, foi a vez de o suíço cair na precoce segunda rodada do torneio diante do desconhecido ucraniano Sergiy Stakhovsky. O número 116 do ranking venceu por 3 sets a 1, parciais de 6/7 (5/7) 7/6 (7/5), 7/5 e 7/6 (7/5).

    O heptacampeão de Wimbledon confirma a má fase na temporada. Seu último título importante foi o Masters 1000 de Cincinnati, em agosto de 2012. Neste ano ele levantou apenas um troféu, justamente na grama, no ATP 250 Halle, na Alemanha.

Revelação portuguesa surpreende e tira Sharapova de Wimbledon

  • REUTERS/Stefan Wermuth

    A quadra número dois de Wimbledon é envolta em uma "lenda urbana": dizem os britânicos e os tenistas que é nela que os favoritos mais são surpreendidos. Nesta quarta-feira, Maria Sharapova deu mais uma ostra de que a lenda pode ser verdadeira. Ela caiu para a número 131 do mundo, a jovem portuguesa Michelle Larcher de Brito, em sets diretos: 6-3 e 6-4.

    Foi a quarta zebra no dia só na quadra dois. Anteriormente, Caroline Wozniacki havia caído para Petra Cetkovska, Lleyton Hewitt para Dustin Brown e Marin Cilic nem entrou em quadra em razão de contusão no joelho e foi eliminado por Kenny De Schepper.